A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

30/04/2015 08:34

STF derruba liminar e Lei da Pesca volta a perder validade em MS

Aline dos Santos
Para OAB, lei traz riscos ao estoque pesqueiro no Estado. (Foto: Thiago Pereira)Para OAB, lei traz riscos ao estoque pesqueiro no Estado. (Foto: Thiago Pereira)

A Lei da Pesca voltou a perder validade em Mato Grosso do Sul. A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil) obteve decisão no STF (Supremo Tribunal Federal) para manter a inconstitucionalidade da Lei 3.886, que foi promulgada em 28 de abril de 2010.

Veja Mais
Decisão judicial que derrubou a Lei da Pesca passa a valer no Estado
Tribunal derruba lei da pesca que permitia utilização de apetrechos

De acordo com o advogado André Borges, que representa a OAB, a lei havia perdido validade após o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubar sua vigência em dezembro de 2010. Contudo, a Assembleia Legislativa ingressou com recurso e obteve liminar em fevereiro deste ano no tribunal, junto à vice-presidência, para suspender a decisão.

Desta forma, a OAB ajuizou ação cautelar no STF e obteve, no último dia 22 de abril, liminar do ministro Marco Aurélio. Agora, a Lei da Pesca voltou a ser proibida em Mato Grosso do Sul.

A entidade alegou riscos ao estoque pesqueiro. “Sob o angulo do risco, aduz que o período de proibição da pesca no Estado, conhecido como piracema, encerrou em 28 de fevereiro de 2015. Então, ao emprestar o efeito suspensivo, o Tribunal abriu margem ao exercício da pesca, podendo prejudicar o estoque pesqueiro”, argumenta a OAB na ação.

Por sua vez, a Assembleia alega possíveis prejuízos ambientais resultantes da falta de regulamentação da pesca no Estado.

Ao contrário da legislação federal, a Lei da Pesca permite a utilização de equipamentos considerados predatórios, como joão-bobo, boia fixa ou cavalinho e anzol de galho. Conforme o advogado, agora a pesca volta a ser regida por lei federal e pela legislação que antecedia a Lei 3.886.

“A Lei da Pesca utilizou um padrão liberalizante, enquanto é raridade é achar um peixe nos rios do Estado, não tem peixes. A lei foi na contramão do meio ambiente”, afirma Borges.

Decisão judicial que derrubou a Lei da Pesca passa a valer no Estado
A Lei da Pesca foi considerada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, em resposta a ADI (Ação Direta de Inconstitucionalida...
Tribunal derruba lei da pesca que permitia utilização de apetrechos
O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul derrubou a Lei n° 3.886 que regulariza a pesca e liberava a utilização de apetrechos no Estado, como joão...
TJ derruba liminar e reativa lei da pesca criticada por ambientalistas
Derrubada em dezembro, por liminar, voltou a valer, nesta tarde, a lei estadual da pesca de Mato Grosso do Sul, aprovada em abril do ano passado pela...
Tribunal de Justiça derruba validade da nova lei da pesca de MS
InconstitucionalOito meses após ser aprovada na Assembléia Legislativa, a nova lei da pesca de Mato Grosso do Sul foi derrubada nesta tarde, com a c...



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions