A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

17/10/2011 15:18

Superintendente do Ibama cai depois de escândalo do comércio de jacarés

Ângela Kempfer
David Lourenço deixa o cargo nesta segunda-feira.David Lourenço deixa o cargo nesta segunda-feira.

O superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), David Lourenço, convocou coletiva para anunciar a demissão do cargo.

Veja Mais
De férias, superintendente do Ibama diz que PF não achou nada em sua casa
PF faz buscas na casa de chefe do Ibama e de dono de criação de jacarés

Segundo a assessoria de imprensa, Lourenço foi obrigado a sair depois de escândalo sobre o comércio de jacarés, denunciado pelo Campo Grande News.

O anúncio oficial será às 15 horas desta segunda-feira, na sede do PT, no Jardim Bela Vista.

Ele ocupa o cargo em Mato Grosso do Sul desde o primeiro mandato do presidente Lula e permaneceu mesmo com a eleição de Dilma Roussef, indicado pelo PT.

No início deste mês, a Polícia Federal fez buscas na casa do superintendente, mas ele disse que nada foi encontrado.

Lourenço é investigado na operação Caiman, que apura o envolvimento de servidores públicos em irregularidades envolvendo a criação de jacarés e a pousada que pertence ao funcionário aposentado do órgão, Gerson Bueno Zahdi.

Em agosto, Zahdi, a filha e a esposa foram presos, acusados de crime ambiental.

No dia 7 de outubro, a sede do Ibama chegou a ser fechada pela Polícia Federal para cumprimento de mandados de busca e apreensão, que também tiveram como alvo o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), Semac (Secretaria de Meio Ambiente, Semac (Secretaria de Meio Ambiente, do Planejamento, Ciência e Tecnologia), Prefeitura de Aquidauana.

A denúncia é de que Zahdi foi beneficiado por ser funcionário do órgão. Com isso, enriqueceu explorando comercialmente a criação de jacarés e a atividade turística sem licença ambiental.

Segundo a PF, nunca houve fiscalização da forma como deveria no criadouro de jacarés, voltado à comercialização da pele.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions