A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 07 de Dezembro de 2016

21/03/2012 14:15

Terrenos baldios viram depósito de animais mortos no Santo Amaro

Mariana Lopes

Nestes casos, o procedimento correto é entrar em contato com a Financial ou CCZ para fazerem o descarte adequado

Embolado em um cobertor, o cachorro estava em estado de decomposição (Foto: Mariana Lopes)Embolado em um cobertor, o cachorro estava em estado de decomposição (Foto: Mariana Lopes)

Embolados em cobertores, sacos de lixo, mochila ou ainda sem qualquer cobertura, animais mortos são jogados em terrenos no bairro Santo Amaro, em Campo Grande. Para os moradores, além do constrangimento de terem de conviver com este cenário, o maior problema é o mau cheiro, quase insuportável, que fica na região.

Os responsáveis em transformar o local em um verdadeiro cemitério de cachorros e gatos a céu aberto são os próprios moradores. Quem faz a denúncia é o aposentado José Carlos da Silva, 55 anos, que muitas vezes flagrou pessoas fazendo isso.

“O mais comum é virem de carro, mas já vi também carroceiro despejar animal por aqui”, conta. José Carlos, que mora em frente a um terreno, diz ainda que uma vez tentou chamar a atenção de um indivíduo, mas foi retrucado com estupidez. “Não dá para discutir. Vou brigar para acabar sendo agredido”, lamenta.

De bicicleta, Regiane passa pelos animais mortos todos os dias De bicicleta, Regiane passa pelos animais mortos todos os dias

Os principais alvos são os terrenos nas ruas Aeroclube e Américo Marques, justamente as quais fazem parte do percursso da consultora Regiane Gonçalves, 38 anos. Ela passa pelo local todos os dias de bicicleta e reclama do mau cheiro. “É terrível”, resume.

Quem também precisa passar pelos animais mortos e ver o cenário todos os dias é a domástica Adriana de Souza, 38 anos, que também reclama do odor vindo dos animais em decomposição. “Mesmo eles estando em sacos, não tem jeito, fede mesmo”, reclama.

Porém, mesmo que o mau cheiro seja o mais perceptível, ele não é o malefício mais grave. De acordo com a chefe do Serviço de Controle de Roedores e Animais Peçonhentos do CCZ (Centro de Controle de Zoonose), Silvia Barbosa do Carmo, este tipo de situação pode gerar proliferação de mosquito, além de atrair animais como ratos, baratas, que são transmissores de doenças.

O que fazer com animais mortos? – O procedimento correto a tomar quando se tem um animal morto em casa é ligar para a Financial, empresa responsável por recolher o lixo das casas, para que seja providenciado o recolhimento do bicho.

Outra possibilidade é levá-lo ao CCZ, que o órgão se responsabiliza pelo descarte. Já no caso quando o animal agride alguém antes de morrer, o CCZ tem que ir até o local para colher material do animal e fazer exame de raiva.

O telefone da Financial é o (67) 3026-2265 e o do CCZ é (67) 3314-5000.

Os animais são jogados nos terrenos na beira da ruaOs animais são jogados nos terrenos na beira da rua
Para tentar disfarçar, donos abandonam os animais mortos dentro de sacos e mochilasPara tentar disfarçar, donos abandonam os animais mortos dentro de sacos e mochilas



E tem mais, não são apenas animais mortos que são jogados, MUITO LIXO, SOFÁS VELHOS, ENTULHO, GALHOS DE ÁRVORE e toda sorte de materiais dispensáveis, ou seja, essa parte IGNÓBIL da população SEM NEHUM SENSO DE CIDADANIA deveria rever esse comportamento asqueroso e mudar esse hábito, pois o que somos em casa, devemos ser na rua ! !
 
Lincoln Cortez em 22/03/2012 11:55:49
ISSO NÃO É CULPA DE POLÍTICO NÃO ! ! É UMA SIMPLES QUESTÃO DE E D U C A Ç Ã O , DE QUE ADIANTA UMA CIDADE PROGRESSISTA SE UMA BOA PARTE DA POPULAÇÃO CONTINUA E X T R E M A M E N T E M A L E D U C A D A E I G N O R A N T E ??? ONDE ESTA A CIVILIDADE ??
 
Lincoln Cortez em 22/03/2012 10:50:13
Da mesma forma que enterramos a nós mesmos, os humanos, também devemos enterrar cães e gatos, pois o odor da decomposição é terrível...
 
Carlos Renato Lopes em 21/03/2012 11:43:58
Não é so ai no santo amaro que isso acontece não o pior é aqui no jardim mato grosso que largam os bichichos ainda vivos,para morrer a minguá. isso sim é um descaso. se não tem condições de tratar entregue ao CCZ.
 
Franciele Aparecida de Souza Griebel em 21/03/2012 08:20:00
É gente sem humanidade que faz isso com o próprio animal de estimação.
 
Camila Maia em 21/03/2012 07:20:00
minha cadelinha foi morta acidentalmente em casa ,ela se enrroscou na roda do meu carro e meu marido nao á viu,enfim morreu atropelada,a gente enrrolou ela nun lençol e enterramos no fundo do nosso quintal,porq nem morta eu quis leva-la ao ccz,nem preciso falar sobre este lugar né,no momento nao sabia se estava fazendo certo ou errado enterrando ela.mas nao causou mau cheiro.
 
maira mendes em 21/03/2012 05:24:42
Parabéns CGN pela iniciativa de investigar minha denúncia. Como veterinária, e uma pessoa apaixonada pelos animais, acho um desrespeito tremendo abandoná-los após a morte como se fossem um monte de lixo. Sem contar com o fato de que por ali passam diariamente crianças indo à escola, pessoas fazendo caminhada, tendo que suportar o mal cheiro e a terrível visão de um cadáver em decomposição...
 
Ana Amorim em 21/03/2012 04:58:41
CULPA DO SEU PREFEITO,SEU VEREADOR, LEMBRA DO VEREADOR QUE VOCÊ VOTOU 2008, ELES QUE SÃO LEGISLADORES, FISCAIS DOS VOSSOS DIREITOS, SE TERRENO BALDIO, É SUJEIRA, ESPECULAÇÃO DE QUEM NÃO QUER CONSTRUIR, E SIM APLICAR COMO POUPANÇA, PROCURE SEU VEREADOR PARA FAZER UMA LEI QUE O PUNA, E DEPOIS É SÓ O PREFEITO LHE DEFENDER, MULTANDO ELE, E A SUJEIRA ACABA, TUDO DEPENDE DE VOCÊ E SEU POLÍTICO.
 
PEDRO BRAGA em 21/03/2012 04:43:33
Poxa... custa enterrar o bicho? Cava um buraco e pronto... Muita função ligar pra CCZ, FINANCIAL oq for... po quer jogar o bicho, joga numa cova e enterra... é o mínimo que se pode fazer...
 
Philippe Medeiros em 21/03/2012 03:43:51
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions