ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Tribunal de Justiça suspende lei que proibia queima da cana em Dourados

Edmir Conceição* | 14/12/2011 20:40

Em votação realizada na tarde desta quarta, 14, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, atendendo pedido de liminar do Sindicato Rural de Dourados, deliberou pela suspensão da lei municipal que proibia a queima da palha da cana-de-açúcar naquele município. Ambientalistas, sindicalistas e representantes do Comitê de Defesa Popular de Dourados prometem recorrer contra a suspensão da lei.

A votação foi acompanhada por representantes da Comissão de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil (seção MS). Segundo a advogada Clara Kaplan, a lei foi suspensa, mas não derrubada em definitivo, cabendo recursos, a partir do prazo legal que deve ser contado a partir da publicação da votação no Diário Oficial, o que só deve ocorrer no início de janeiro.

Segundo Haroldo Borralho, do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares) e um dos coordenadores do Fórum de Meio Ambiente,é preciso atentar para os malefícios da queima da palha da cana em todo estado. "Imaginem todos os municípios que têm – e os que terão – plantação de cana e usinas queimando a palha ao mesmo tempo", diz, lembrando que o Brasil já é o quarto país na emissão de gás carbônico na atmosfera proveniente de queimadas.

(*) Com informações do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares)

Nos siga no Google Notícias