ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Meio Ambiente

Trilha em estância de São Gabriel revela belezas além de Bonito e Pantanal

Bruno Chaves | 08/06/2014 16:48
Caminho que tem cachoeiras, grutas e sumidouro promete integrar homem e natureza (Foto: Marcos Ermínio)
Caminho que tem cachoeiras, grutas e sumidouro promete integrar homem e natureza (Foto: Marcos Ermínio)

Distante a 140 quilômetros de Campo Grande, São Gabriel do Oeste revela belezas naturais, que vão além dos campos da agricultura e pecuária. A cidade, que possui cachoeiras, grutas, lagoas e rios, tudo em meio a muito verde, promete encantar turistas e mostrar que Mato Grosso do Sul vai além de Bonito e Pantanal, regiões mais procuradas pelos visitantes do Estado.

Neste domingo (8), em comemoração a Semana Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria Municipal da Indústria e Comércio, por meio da Prefeitura de São Gabriel do Oeste, realizou a 9ª edição da “Caminhada da Natureza”, trilha ecológica que percorre sete quilômetros em meio a Estância Água Viva. Este ano, foram aproximadamente 80 participantes.

“É um evento de turismo contemplativo. É um jeito de fazer com que as pessoas conheçam nossas belezas naturais, como cachoeiras e grutas, além de incentivar a prática de exercícios”, explicou a coordenadora de turismo da prefeitura, Hérica Bortolini.

Quem passou pelo caminho dentro da estância pode conferir, de perto, uma sequência de quatro cachoeiras, três grutas, um sumidouro – espaço em que o rio some dentro das pedras, e cascatas. “Começamos de manhã, com um alongamento e depois uma caminhada”, contou Hérica.

Entre os participantes da “Caminhada da Natureza” estava o empresário Gilmar Galvan, 29 anos, e a esposa. Juntos, eles percorreram os sete quilômetros da trilha e aprovaram o passeio. “Eu recomendo para quem gosta de natureza e para quem precisa desestressar. É uma área bem limpa e preservada. Pretendo voltar”, afirmou.

Apesar de existir a nove anos, a trilha em São Gabriel ainda é pouco conhecida. Quem teve a oportunidade de contemplar de perto a natureza sul-mato-grossense foi o suíço Robert Keller, 50, que está de visita no Brasil por causa da Copa do Mundo de Futebol.

Depois de conhecer Bonito, o turista foi informado sobre São Gabriel e resolveu esticar o tempo de turismo em solo local. De lá, ele segue, na próxima quinta-feira (12), para Brasília (DF), onde aguardará a estreia da Suíça no mundial, em jogo disputado contra o Equador. Além do estrangeiro, a trilha de hoje contou com turistas de Coxim e Campo Grande.

Cachoeira dos Namorados embalou relacionamento dos donos de estância (Foto: Marcos Ermínio)
Cachoeira dos Namorados embalou relacionamento dos donos de estância (Foto: Marcos Ermínio)
Trilha de contemplação possui 7 quilômetros e muitas surpresas (Foto: Marcos Ermínio)
Trilha de contemplação possui 7 quilômetros e muitas surpresas (Foto: Marcos Ermínio)

Paixão antiga – Dono da Estância Água Viva, que oferta tantas possibilidades de contemplação, José Rohr, 62, revelou que cuidar das belezas naturais da área é uma paixão antiga, existente há mais de 43 anos. “Conheço aqui há muito tempo. Sempre tive uma paixão por esse lugar, por isso sempre faço questão de manter a preservação e ter um cuidado especial”, revelou.

Ele comprou a área há 13 anos, que chegou a ficar fechada, durante pouco tempo para visitação. Entretanto, as porteiras logo foram reabertas para quem quisesse a chance ficar mais perto da natureza.

“É difícil uma pessoa que não fica maravilhada e encantada em poder ver, num espaço pequeno, tamanha quantidade de belezas. Nem Bonito não tem tanta em um lugar tão pequeno”, opinou.

José ainda destacou o fato de cada uma das atrações ter nome próprio. Entre elas, está a Cachoeira dos Namorados. “Eu e minha esposa começamos a namorar aqui. Nos finais de semana a gente se encontrava, tomava banho, fazia piquenique... Isso vai fazer 38 anos. Por isso, decidimos batizar ela com esse nome”, contou.

Cidade da produção agrícola e do turismo ecológico – Um dos objetivos da “Caminhada da Natureza” é mostrar aos visitantes de São Gabriel do Oeste que a cidade, além de ser conhecida pela produção agrícola, também pode ganhar notoriedade pelo turismo ecológico.

“É o contato do homem com a natureza. São Gabriel tem característica de produção agrícola, mas também tem locais que estão perfeitamente preservados. Queremos manter essa consciência ecológica na população, de que podemos conviver em um ambiente natural e saudável”, disse o prefeito Adão Rolim.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias