ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Trio que perseguiu sucuri deve ser localizado e multado ainda hoje

Luciana Brazil | 18/09/2014 12:57
Animal é segurado pelo rabo e tenta fugir. (Foto: Divulgação)
Animal é segurado pelo rabo e tenta fugir. (Foto: Divulgação)

O trio que perseguiu uma sucuri no Rio Santa Maria, em Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande, e filmou toda a ação, deve ser autuado ainda hoje (18), de acordo com a PMA (Polícia Militar Ambiental). As três pessoas no barco serão autuadas administrativamente em R$ 5 mil cada e ainda vão responder por crime ambiental, com pena de até uma no de detenção.

Segundo o major Edmílson Queiroz, o município de Maracaju está vinculado a cidade de Jardim, a 233 quilômetros da Capital, e é de lá que serão feitos os procedimentos para autuação do grupo. “Nós estamos aguardando o responsável pelo comando chegar para localizar os responsáveis pelo vídeo”, disse o major na manhã de hoje.

O vídeo publicado na rede social Facebook e divulgado na noite de terça-feira, mostra três pessoas perseguindo uma cobra sucuri de cinco metros, aproximadamente, no último domingo (14). Um deles chega a puxar o animal pelo rabo várias vezes e cutucar a cobra com o remo do barco onde estão.

Nas imagens, é possível ver que a sucuri, acabou de se alimentar e está com a barriga cheia, o que evitou um possível ataque do animal, já que quando estão com fome costumam ficar mais agressivas. A cobra tenta se esconder do barco nas margens do Rio, mas, pelas imagens, o grupo insiste em perturbar o animal.

O vídeo teve mais de 16 mil compartilhamentos, em menos de 24 horas. Logo após a publicação da matéria na tarde de ontem (17), o vídeo foi excluído da página pessoal de Sirlei Oliveira, a mulher que filmou a ação.

Crime- Conforme a Lei de Crimes Ambientais de 1998, é crime matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida. A pena pode varia de seis a um ano de detenção, podendo ser revertida em penas alternativas.

Segundo o major Queiroz, no ano passado, um homem foi multado em R$ 5 mil e teve que cumprir penas alternativas depois de divulgar um vídeo onde aparece manipulando uma sucuri, também em Maracaju.

Veja o vídeo novamente: 

Nos siga no Google Notícias