ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Meio Ambiente

Usina de reciclagem do lixo deve ficar pronta em quatro semanas

Falta instalação de pré-moldados e conclusão da rede de esgotamento e elétrica

Nadyenka Castro e Paula Maciulevicius | 21/11/2012 12:33
Nelsinho participou do solenidade que marcou início dos trabalhos da Solurb. (Foto: Simão Nogueira)
Nelsinho participou do solenidade que marcou início dos trabalhos da Solurb. (Foto: Simão Nogueira)

A usina de reciclagem do lixo produzido em Campo Grande deve ficar pronta em até quatro semanas. A afirmação é do prefeito Nelsinho Trad (PMDB), durante solenidade na manhã desta quarta-feira que marcou o início do novo serviço de coleta de resíduos sólidos.

Desde a madrugada o trabalho é realizado pela CG Solurb, vencedora da licitação para o serviço, cujo contrato é de 25 anos. Ao todo, a Prefeitura irá pagar R$ 1,3 bilhão para a empresa.

Cabe à Solurb também construir e ativar a sede da cooperativa para reciclagem. De acordo com Nelsinho, a licença ambiental da usina de separação foi entregue hoje e para conclusão da obra falta instalação de pré-moldados, que já estão prontos, e também a rede de esgotamento e elétrica.

Para Nelsinho, a cooperativa “é fundamental para inclusão dos catadores” que ficam no lixão. “A usina entra em operação no dia do fechamento do lixão”, afirmou o prefeito.

De acordo com Marcos Cristaldo, secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, o volume de lixo que poderá ser separado na usina será grande. “Já estamos estimando cinco toneladas/dia”, disse.

Segundo Cristaldo, atuam no lixão aproximadamente 350 catadores. Destes, 290 já estão cadastrados, pelo menos 100 têm trabalho fixo e buscam materiais recicláveis no lixão para garantir renda extra.

Os trabalhadores que aceitarem atuar na cooperativa vão receber treinamento em gerenciamento. Setenta já estão relacionados para trabalhar na usina. A média salarial prevista é de R$ 1 mil, já descontados os encargos previdenciários.

O lixão deve ser desativado na segunda quinzena de dezembro e, então, não será mais permitido a entrada de catadores. Os trabalhadores poderão apenas atuar na usina de reciclagem, na separação dos materiais.

Nos siga no Google Notícias