A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

29/09/2014 10:41

Veterinário usa dardo com tranquilizante para capturar onça-parda

Marta Ferreira e Luciana Brazil
Caminhonete foi colocada no portão para evitar que onça escape. (Foto: Marcelo  Calazans)Caminhonete foi colocada no portão para evitar que onça escape. (Foto: Marcelo Calazans)

Uma força-tarefa foi montada nesta manhã para capturar uma onça-parta adulta que, primeiro apareceu no banheiro de um condomínio e depois se escondeu em uma casa, na Rua Itamaracá, na Vila Nasser. Equipes da Polícia Militar Ambiental, do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e do CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) estão no local, além de muitos curiosos. A rua foi fechada e um veterinário do CRAS se prepara para usar um dardo com tranquilizante para a captura do felino.

O veterinário, Álvaro Cavalcante, informou ao Campo Grande News que está aguardando a chegada de um estagiário do Centro para auxiliar no trabalho. Segundo ele, a dose de tranquilizante que será usada vai ser definida só quando conseguir vir o animal mais de perto. Ele vai usar o chamado rifle de contenção para atirar o dardo na onça. Foram levados dois rifles, um de longa e um de curta distância. O segundo deve ser utilizado, em razão de a onça estar presa em uma cômodo pequeno.

Veja Mais
Onça foge de residencial e espalha pânico ao se esconder em casa
Onça-pintada cai em armadilha após 15 dias de "caça" em área urbana

Ela está em um banheiro da lavanderia da residência onde se escondeu. A porta do cômodo foi fechada e agora falta conseguir fechar a porta do banheiro. Depois, uma janela de vidro deve ser quebrada para a operação de contenção do bicho.

Ainda de acordo com o veterinário, o animal, assim que for capturado, será levado para o CRAS e de lá solto na natureza, por se tratar de um bicho silvestre.

Susto – Com a presença da onça, a funcionária da casa, Edna de Gomes Souza Assis, 39 anos, ficou presa no quarto com o filho da patroa, de 20 anos. Ela contou, rapidamente, que estava lavando roupa quando alguém tocou a campainha para avisar que a onça tinha se escondido ali.

O marido de Edna, João Carlos Gomes Assis, 41 anos, acompanha tudo, do lado de fora.

A cerca elétrica da casa foi desligada e a rua interditada pelos policiais militares, os primeiros a chegar. Uma viatura da da PMA foi colocada, também, na frente do portão, para bloquear e evitar que a onça consiga escapar pelo espaço.

O animal foi visto, primeiro, no banheiro de uma obra no Residencial Set Vilage II, no Jardim Paradiso. Acuada, ela acabou fugindo e se escondendo na casa onde, agora, as equipes tentam fazer a captura.

Veterinário vai usar dardo com tranquilizante para capturar onça.Veterinário vai usar dardo com tranquilizante para capturar onça.
Policial sobre casa onde onça se escondeu. Policial sobre casa onde onça se escondeu.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions