ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Interior

Morre Heloisa Urt, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá

Edmir Conceição | 23/11/2011 19:36
Heloisa Urt, em 15 de março deste ano, durante homenagem prestada na Assembleia Legislativa por proposição do deputado Paulo Duarte (PT).
Heloisa Urt, em 15 de março deste ano, durante homenagem prestada na Assembleia Legislativa por proposição do deputado Paulo Duarte (PT).

Morreu na tarde desta quarta-feira, 23, aos 61 anos, Heloisa Helena da Costa Urt, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá. Helô, como era conhecida, se sentiu mal pela manhã e foi internada. No fim da tarde teve um infarto, quando ainda estava no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital da Caridade de Corumbá. Ela deixa três filhos Luis Eduardo e os gêmeos Leonardo e Felipe.

Militante histórica do PT, Helô era muito querida e respeitada em Corumbá, pelo seu jeito despojado, irreverente e determinada naquilo que fazia. Formada em Letras pela UFMS, Heloisa Urt era uma das principais referências quando o assunto envolvia arte e manifestação cultural e movimentos sociais e políticos, como defesa da mulher e militância partidária.

Homenagem - Em março deste ano, o deputado Paulo Duarte prestou homenagem a Helô Urt, propondo a entrega a ela do Troféu “Celina Jallad”. Duarte destacou sua personalidade ativa e solidária, colocando sempre a sua própria casa à disposição de todos os artistas.

Helô Urt participou, ainda, do movimento de resgate da manifestação do Cururu e do Siriri, que resultou no registro da Viola-de-Cocho como Patrimônio Imaterial da cultura brasileira.

Em sua gestão, no cargo de Presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, a Professora Heloísa Urt ampliou o atendimento às crianças e jovens de 120 para 650, implantou a Noite da Seresta e resgatou os Cordões Carnavalescos daquele município. Nesse período, também foi criada a Capela de São João.

“A cultura não está isolada de qualquer outro tipo de desenvolvimento e é muito importante na evolução de qualquer país ou município”, disse ela no dia da homenagem prestada na Assembleia Legislativa.

Nos siga no Google Notícias