A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

23/11/2011 19:36

Morre Heloisa Urt, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá

Edmir Conceição
Heloisa Urt, em 15 de março deste ano, durante homenagem prestada na Assembleia Legislativa por proposição do deputado Paulo Duarte (PT).Heloisa Urt, em 15 de março deste ano, durante homenagem prestada na Assembleia Legislativa por proposição do deputado Paulo Duarte (PT).

Morreu na tarde desta quarta-feira, 23, aos 61 anos, Heloisa Helena da Costa Urt, presidente da Fundação de Cultura e Turismo de Corumbá. Helô, como era conhecida, se sentiu mal pela manhã e foi internada. No fim da tarde teve um infarto, quando ainda estava no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Hospital da Caridade de Corumbá. Ela deixa três filhos Luis Eduardo e os gêmeos Leonardo e Felipe.

Veja Mais
Três cidades de MS estão entre as dez do país onde mais choveu ontem
Colisão frontal com carreta parte carro ao meio e mata condutor na BR-163

Militante histórica do PT, Helô era muito querida e respeitada em Corumbá, pelo seu jeito despojado, irreverente e determinada naquilo que fazia. Formada em Letras pela UFMS, Heloisa Urt era uma das principais referências quando o assunto envolvia arte e manifestação cultural e movimentos sociais e políticos, como defesa da mulher e militância partidária.

Homenagem - Em março deste ano, o deputado Paulo Duarte prestou homenagem a Helô Urt, propondo a entrega a ela do Troféu “Celina Jallad”. Duarte destacou sua personalidade ativa e solidária, colocando sempre a sua própria casa à disposição de todos os artistas.

Helô Urt participou, ainda, do movimento de resgate da manifestação do Cururu e do Siriri, que resultou no registro da Viola-de-Cocho como Patrimônio Imaterial da cultura brasileira.

Em sua gestão, no cargo de Presidente da Fundação de Cultura de Corumbá, a Professora Heloísa Urt ampliou o atendimento às crianças e jovens de 120 para 650, implantou a Noite da Seresta e resgatou os Cordões Carnavalescos daquele município. Nesse período, também foi criada a Capela de São João.

“A cultura não está isolada de qualquer outro tipo de desenvolvimento e é muito importante na evolução de qualquer país ou município”, disse ela no dia da homenagem prestada na Assembleia Legislativa.

Lojas vão estender horário de atendimento durante o mês de dezembro
O comércio de Ponta Porã - cidade localizada a 323 km de Campo Grande - irá funcionar em horário especial neste fim de ano. Os horários e dias foram ...
Esposa é presa ao tentar entregar pão recheado com maconha para detento
A esposa de um detento de Itaquiraí, distante 410 km de Campo Grande, foi presa na tarde de ontem (7) tentando entregar um pão recheado com maconha p...



Tristeza. Que Deus conforte a família e os amigos de Helo
 
Marcelo Dib em 24/11/2011 12:07:38
Se fosse um PC com certeza essa delegada não iria nem autuar o policial, está na cara que foi legítima defesa, a proporção de três pessoas contra um não vale? Como ele deveria agir? É muita desconsideração com o Policial Militar, Muito rigor no cumprimento da lei.
 
Claudio F. Silva em 23/11/2011 09:18:18
Algumas pessoas dispensam comentários. Helô é uma delas...Tenho tantos amigos lá: Bianca Machado, Patricia Decenzo, Bombom, Wellingtom... mas penso: Como ir a Corumbá sabendo que Helô não está?
 
Espedito Di Montebranco em 23/11/2011 08:47:43
Obrigado querida Helô por nos ensinar à reivindicar e lutar por tudo oque é justo e bom nesta vida; mostrar, criar e disseminar, à todos que passaram por Corumbá, toda a cultura e história do Mato Grosso do Sul tão cheio de belezas, sentimentos e talentos; obrigado por mostrar sua força ao enfrentar diversas dificuldades e mostrar que todos podem ser fortes se quiserem. Que Deus te abençoe.
 
Carola Reimann em 23/11/2011 08:32:48
A cultura e a cidade de Corumbá terá um hiato! A morte nunca é experiencia que nos permite olhar com positividade, porém uma vida dedicada e corajosa como a de nossa Helô, permite-nos ter mais força e lutarmos ainda mais. Nossas preces!
 
Thiago Godoy em 23/11/2011 07:54:15
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions