ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Diversão

Para reforçar estoque, Hemosul atende em horário especial amanhã

Fernando da Mata* | 16/12/2011 08:16

Centro atenderá das 7 às 18 horas no sábado (16). Normalmente, atendimento aos sábados é realizado até meio-dia.

O Hemosul (Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul) funcionará em horário especial neste sábado (17), das 7 às 18 horas, para a coleta de sangue e medula óssea. Normalmente, o atendimento vai até meio-dia aos sábados.

De acordo com o Hemosul, a intenção é reforçar o estoque de bolsas de sangue nesse período de férias e festas de Natal e Ano Novo para que não haja problemas dentro dos hospitais. Por isso, serão aceitas doações de todas as tipagens sanguíneas, das mais comuns (tipagem positiva) até as mais raras (tipagem negativa).

Ao todo, o Hemosul tem 141 mil doadores cadastrados.

Doação - As pessoas do sexo masculino podem doar até quatro vezes ao ano e do feminino, até três vezes. A cada doação é necessário um intervalo, sendo dois meses para os homens e três para mulheres.

Para se tornar um doador, é necessário que a pessoa tenha entre 16 e 68 anos, esteja bem alimentada e não tenha consumido nenhum tipo de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

No ato da doação, a pessoa deve estar munida de documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação). Jovens menores só podem realizar doação mediante autorização dos pais ou responsáveis.

Antes da coleta de sangue, as pessoas têm de responder um questionário de saúde. O sangue coletado passa por exames preliminares.

Os interessados em doar sangue devem se procurar Hemosul, que fica situado na avenida Fernando Corrêa da Costa, 1.304, Centro de Campo Grande. Outras informações pelo telefone (67) 3312-1517.

(*) Com informações do site do Governo do Estado

Nos siga no Google Notícias