ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Política

André discute validação de incentivos fiscais com senador de Roraima

Jéssica Benitez | 09/07/2013 13:55
Em reunião, autoridades de MS discutem projeto com senador Romero Jucá (Foto: Divulgação)
Em reunião, autoridades de MS discutem projeto com senador Romero Jucá (Foto: Divulgação)

Em busca de convalidar incentivos fiscais já oferecidos aos Estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), foi a Brasília nesta terça-feira para encontrar o senador Romero Jucá (PMDB/RR). O intuito do encontro foi discutir a elaboração de um projeto de Lei que trate sobre a convalidação dos incentivos.

Também estiveram presentes na capital federal, o presidente da Fiems (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, a secretária estadual de Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o secretário estadual de Fazenda, Jader Rieffe Julianelli Afonso e o senador Waldemir Moka (PMDB). Durante a conversa, Jucá ressaltou que a medida é necessária para desenvolvimento das regiões citadas.

"Os incentivos fiscais foram dados em todas essas regiões e eles precisam ser convalidados nos prazos em que foram concedidos. O presidente da Fiems e o governador André Puccinelli, assim como toda a bancada federal de Mato Grosso do Sul, têm um papel importante nesse trabalho de articulação para a aprovação desse projeto", declarou.

Puccinelli, por sua vez, reforçou a opinião do parlamentar de Roraima. "O Sul e o Sudeste já se encontram desenvolvidos e, além disso, eles têm um 'plus' a mais que o Norte, Nordeste e Centro-Oeste, por isso, esse projeto do senador Romero Jucá é importante para a sobrevivência dos Estados dessas regiões. Agora é a hora e vez do Norte, Nordeste e Centro-Oeste se industrializarem para gerar mais emprego e renda", assegurou.

Guerra fiscal – Os senadores estão ouvindo governadores para articular acordo que amenize as perdas dos Estados e torne possível a reforma do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), necessária para colocar um fim na chamada “Guerra Fiscal”.

O impasse, então, seria definir as regras que valerão para esses mesmos incentivos a partir de janeiro de 2014, data da entrada em vigor do novo ICMS. Em reunião com a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos), Jucá propôs que a resolução que vai fixar as novas alíquotas interestaduais do imposto explicite que os atuais incentivos terão validade até o fim de seus contratos.

Os Estados do Sul e do Sudeste poderiam aceitar a proposta, desde que a convalidação seja aceita por pelo menos dois Estados de cada região do país. A guerra se estende há algum tempo e o governado de Mato Grosso do Sul já se tornou personagem conhecido por lutar em prol do Estado, bem como de todo o Centro-Oeste.

Nos siga no Google Notícias