ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

Fábio Trad defende que polícia tenha exclusividade para apurar crimes

Luciana Brazil | 01/11/2012 19:00
Para o deputado cidadão acaba nocauteado com conflito. (Foto:Arquivo)
Para o deputado cidadão acaba nocauteado com conflito. (Foto:Arquivo)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB) usou as redes sociais nesta quinta-feira (1) para abordar sobre o conflito de poderes entre o Ministério Público e as polícias dos Estados e do Distrito Federal. Segundo ele, nesta situação o “nocauteado será o cidadão”.

De acordo com Trad, o artigo144 da Constituição Federal não permite duvidas sobre a titularidade da polícia na competência para apurar infrações penais, em crimes comuns, como assassinato e roubo.

Em substituição a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 37, o deputado apresenta um novo modelo buscando encontrar pontos de confluência entre o MP e as polícias.

Para Trad, apesar da titularidade policial, quando se tratar de infrações penais contra a administração pública e demais infrações praticadas por organizações criminosas, polícias e Ministério Público “devem dar as mãos em prol da sociedade”.

“Claro, nestes casos, o Ministério Público atuaria em caráter subsidiário e complementar, porém obrigatoriamente, sem selecionar os casos a apurar”, explica.

O deputado afirmou que “a concepção do sistema acusatório distribui as atribuições de forma a não haver superposição de poderes”. “A polícia investiga, o Ministério Público é o titular da ação penal, a defesa defende e o Juiz julga”.

Com relação a todas as investigações realizadas isoladamente pelo Ministério Público, Fabio Trad propôs no substitutivo convalidá-las para que não haja prejuízos. “Importa destacar que o mecanismo de freios e contrapesos é fundamento democrático imprescindível ao equilíbrio e harmonia entre os poderes. Seguindo este raciocínio, destaco que o controle externo da atividade policial é exercido pelo Ministério Público”.

Entenda: A PEC 37/11 define as competências para a investigação criminal pela Polícia Federal e pelas polícias civis dos estados e do Distrito Federal. Na prática, a matéria quer dar exclusividade às polícias na investigação criminal.

Trad defende que as polícias tenham exclusividade na investigação de crimes comuns, como roubo e assassinato.

O conteúdo original da PEC, de autoria do Lourival Mendes (PTdoB-MA), restringe o poder de investigação do Ministério Público, que hoje realiza suas próprias diligências.

Atualmente, não existe previsão legal para que o Ministério Público tenha o poder de investigação, mas atribuição de dar início às ações penais, que têm apurações atribuídas às polícias civil e Federal por meio dos inquéritos.

Processos no STF (Supremo Tribunal Federal), questionam, por exemplo, investigações feitas por promotores. O Ministério Público tem grupos de combate contra o crime organizado.

Nos siga no Google Notícias