ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Indefinição de blocos adia formação das comissões na Assembleia

Leonardo Rocha | 21/02/2016 11:27
Deputados ainda não definiram comissões permanentes para 2016 (Foto: Assessoria/ALMS)
Deputados ainda não definiram comissões permanentes para 2016 (Foto: Assessoria/ALMS)

A indefinição dos dois novos blocos na Assembleia Legislativa, adiou a formação das comissões permanentes da Assembleia, responsáveis por discutir temas como educação, saúde, obras, comércio, finanças e legalidade das matérias. A ausência de alguns deputados, também evitou as reuniões dos novos grupos para indicar onde cada um vai atuar.

A CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), que é a comissão mais disputada do legislativo, pois avalia a legalidade de todos os projetos, está quase definida, tendo os deputados José Carlos Barbosa (PSB), Lídio Lopes (PEN), João Grandão (PT), Maurício Picarelli (PMDB) e Renato Câmara (PMDB), mas pode ter alterações.

A indefinição acontece no bloco do PMDB, que neste momento tem oito integrantes, contando com seus seis deputados, além de Márcio Fernandes (Pt do B) e Mara Caseiro (PMB), no entanto se houver um acordo com o PDT, pode passar a ter dez e assim indicar o deputado Felipe Orro (PDT), para CCJR.

O deputado Eduardo Rocha (PMDB), líder do bloco, ressaltou que as demais comissões devem ser definidas na semana que vem, assim como o desfecho da conversa com o PDT, com a adesão ou não do partido. Já no bloco dos tucano, a liderança é de Beto Pereira (PSDB), que ressaltou que a ausência deste ou daquele deputado, inviabilizou a reunião para a indicação das comissões.

No ano passado o governo estadual articulou a criação de um bloco de dez deputados, justamente para ter maioria em todas as comissões. Neste ano, cada bloco indica dois representantes e a bancada do PT, apenas um. O secretário da Casa Civil, Sérgio de Paula, garante que o executivo tem boa relação com os dois grupos.

Nos siga no Google Notícias