ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

PT aprova nome do presidente da Cassems para o Senado como plano B

Aline dos Santos | 17/05/2014 14:49
PT , que realizou encontro neste sábado, quer PTB na vaga ao Senado e discute vice com PR e PDT. (Foto: Marcelo Victor)
PT , que realizou encontro neste sábado, quer PTB na vaga ao Senado e discute vice com PR e PDT. (Foto: Marcelo Victor)

Defendida em discursos acalorados e aclamada pelo partido neste sábado, a pré-candidatura própria do PT ao Senado é vista como um plano B. Com prazo regimental para definir um nome até hoje, o indicado foi o presidente da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores de Mato Grosso do Sul), Ricardo Ayache.

No entanto, o senador Delcídio Amaral, pré-candidato do PT ao governo, afirmou que o projeto só decola se o presidente da Fiems, Sérgio Longen (PTB), recusar a vaga.

“Se o Sérgio não aceitar, o PT lança o Ayache. Vamos honrar o que nós combinamos com eles [PTB)”, declarou o senador, após o encerramento do Encontro Estadual de Tática Eleitoral 2014, realizado na Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande.

A postura foi reforçada pelo presidente estadual do PT, Paulo Duarte. “Votamos o indicativo, mas não fecha o diálogo com outros partidos”.

Em caso de candidatura, Ayache deve sair do comando da Cassems até 4 de junho, por exigência das normas eleitorais. “Vamos trabalhar para que fique dentro do PT”, afirmou Ayache sobre a candidatura. No entanto, sinalizou que vai esperar o desfecho da negociação com o PTB. “Toda discussão política passa por um período de muita amarração, conversa”, disse.

O plano inicial dos petistas era encampar a candidatura do deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) ao Senado, mas a aliança foi vetada pela direção nacional dos dois partidos.

Sobre a vice, Delcídio afirmou que a vaga fica com o PR ou PDT. No entanto, não antecipou os nomes. Questionado sobre a possibilidade de ter o deputado Londres Machado (PR) como vice, o senador salientou que o nome traz experiência e uma grande história.

Chapão– O PT ruma para as eleições com nove pré-candidatos a deputado federal e 30 para deputado estadual. Antônio Carlos Biffi e Vander Loubet disputarão a reeleição. Zeca do PT, ex-governador e atual vereador, também é pré-candidato a uma cadeira na Câmara Federal.

Segundo Delcídio, a expectativa é que a coligação, incluindo todos os aliados, eleja 12 deputados estaduais. Para deputado federal, será lançado um “chapão”, com objetivo de eleger quatro candidatos.

No discurso ao público, o pré-candidato ao governo cobrou empenho para eleger maioria na Assembleia Legislativa. “Temos que ter a maior bancada, já vimos o que aconteceu em campo Grande. O Executivo tem o voto popular, mas não teve maioria no Legislativo. Mas conosco não, não vamos aceitar essa conversa”, disse, em clara alusão à cassação de Alcides Bernal (PP).

Nos siga no Google Notícias