ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Política

Último dia para eleitor com deficiência pedir adaptação para votar

Fernanda Mathias | 04/07/2016 11:40

Hoje é o último dia para que o eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida que tenha solicitado transferência para seção eleitoral especial comunique ao juiz eleitoral suas restrições e necessidades. Conforme informação da Agência Brasil, a comunicação deve ser feita por escrito. As eleições municipais serão no dia 02 de outubro e o segundo turno, nos casos em que houver, 30 de outubro.

Os procedimentos para atender o público com necessidades especiais estão previstos em resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Uma das determinações é que os locais de votação tenham fácil acesso, com estacionamento próximo. Há também a possibilidade de que o eleitor seja acompanhado por uma pessoa de sua confiança para votar, ainda que não o tenha requerido antecipadamente ao juiz eleitoral.

A Justiça Eleitoral tem urnas eletrônicas com sistema de áudio, teclado em braile e recursos auxiliares aos deficientes visuais. A Justiça Eleitoral tem o registro de quase 700 mil eleitores com deficiência, sendo mais de 130 mil no exterior, de acordo com o TSE.

Nos siga no Google Notícias