ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Política

"União empurra responsabilidade pela fronteira para os estados”, diz Reinaldo

Governador reforçou cobrança e descontentamento com a falta de ajuda do governo federal

Mayara Bueno | 25/10/2016 09:40
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). (Foto: Alcides Neto)
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB). (Foto: Alcides Neto)

“No Brasil, o governo federal empurra a responsabilidade para os estados”, afirma o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), sobre a segurança na região de fronteira. Em Mato Grosso do Sul, as cidades fronteiriças com Paraguai e Bolívia têm apenas a presença de forças policiais do Estado.

Nesta terça-feira (25), em entrevista para a FM UCDB, Reinaldo reforçou a cobrança que tem feito. “Cadê as forças federais? Se você viajar pelo mundo vai ver que são as forças federais que cuidam das regiões de fronteira. Aqui, eles empurram a responsabilidade para os estados”.

Segundo o governador, o ministro da Defesa, Alexandre Moraes, havia prometido uma central de monitoramento da fronteira, que seria instalada em Campo Grande, além da presença de 1 mil policiais das forças federais, o que não ocorreu até agora.

“Paciência tem limite. Precisa se mexer. Não adianta as forças estaduais, que fazem um excelente trabalho, mas sozinhos não conseguimos”, reclamou.

A região de fronteira em Mato Grosso do Sul é, atualmente, cuidada pelas polícias Militar e Civil, além da PRE (Polícia Rodoviária Federal) e PF (Polícia Federal), cujos efetivos destas últimas duas polícias é baixo, ainda de acordo com Reinaldo. “Se tirá-las, teremos uma fronteira aberta. Não há interesse do governo em apoiar estas ações”.

A ausência de forças federias e apoio da União tem gerado reclamações constantes do governador, que, em ocasião anterior, afirmou que não descarta acionar à Justiça, para conseguir ajuda federal.

Nos siga no Google Notícias