ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Vereadores revelam que erros travam votação de projeto dos depósitos judiciais

Flávio Paes | 02/12/2015 23:58
Vereador Airton Saraiva da Comissão de Constituição e Justiça (Foto:Arquivo)
Vereador Airton Saraiva da Comissão de Constituição e Justiça (Foto:Arquivo)
Vereador Eduardo Romero pediu vistas do projeto (Foto:Arquivo)
Vereador Eduardo Romero pediu vistas do projeto (Foto:Arquivo)

A Câmara Municipal ainda não votou o projeto que autoriza a Prefeitura usar recursos dos depósitos judiciais, segundo o vereador Airton Saraiva, da Comissão de Constituição e Justiça, por culpa do próprio Executivo que alertado há mais de um mês, até agora não providenciou informações solicitadas e nem promoveu correções de falhas identificadas pela Procuradoria Jurídica do Legislativo.

“Este é o único projeto pendente. O do refinanciamento dos impostos foi protocolado na segunda-feira, portanto o processo de tramitação está no início”, explica Saraiva. Se as pendências forem resolvidas, ainda nesta quinta-feira a proposta pode ser votada.

De acordo o vereador do Democratas, tão logo estas questões sejam resolvidas, o de vistas do vereador Eduardo Romero, vice-presidente da Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, será suspenso. Romero lembra que o projeto está há mais de 40 dias tramitando e até a agora a Prefeitura não encaminhou algumas informações básicas.

“Precisamos saber o quanto a Prefeitura terá acesso, pois esse valor não pode ser utilizado para qualquer coisa, ele deve ser utilizado para itens específicos, como previdência e precatório. Não é um dinheiro do município, é um dinheiro das partes em litígio na justiça. A Prefeitura tem que ter tranquilidade para liquidar esse recurso, porque se ela perder a ação, ela terá que devolver esse recurso para a parte vencedora, correndo o risco de ter as contas bloqueadas se não o fizer. Por isso pedimos vista do Projeto, para termos garantia técnica e jurídica para dar parecer”, afirmou.

Na opinião do vereador Mario Cesar o melhor o seria que o Executivo retirar o Projeto, pois já tem uma ação de inconstitucionalidade combatendo essa prática, tendo em vista que o dinheiro é proveniente de questões de litígio, e a Prefeitura tem que ter a disponibilidade imediata desse dinheiro no julgamento final desses litígios.

“Estão dizendo que esse dinheiro poderia ser utilizado para outras finalidades, mas não é verdade. Esse Projeto não está consignado que esse dinheiro seria utilizado para 13° e folha de pagamento. Está bem claro que tem destino especifico, carimbado. Vi o parecer com ressalva da Procuradoria, por conta de uma ação de inconstitucionalidade da Associação dos Magistérios. A meu ver o mais correto seria que o Executivo retirasse o projeto, até termos esses esclarecimentos, até que essa ação fosse julgada e o Tribunal de Justiça possa nos informar a solicitação feita por essa Casa”, disse o parlamentar.

O vereador Carlão lembrou que o dinheiro dos depósitos judiciais não pode ser usado para a folha de pagamento e só deve ser liberado a partir de março do ano que vem.

Nos siga no Google Notícias