ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Abandono de animais e descarte incorreto de carcaças é assunto de audiência

Alan Diógenes | 25/05/2015 14:14
Para deputado Márcio Fernandes população precisa se conscientizar para não cometer tais falhas. (Foto: Arquivo)
Para deputado Márcio Fernandes população precisa se conscientizar para não cometer tais falhas. (Foto: Arquivo)

Preocupado com o abandono de animais e descarte incorreto de carcaças, o deputado estadual Marcio Fernandes (Pt do B), presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira da Assembleia Legislativa irá promover uma audiência pública. O objetivo é estudar formas de conscientizar a população para não cometer estas falhas.

“Eles não falam, mas têm direitos. Precisamos de soluções imediatas para proteger os direitos dos animais. Além do lado humano, colocamos em destaque questões de saúde pública”, explicou o deputado, que também é médico-veterinário.

Conforme o parlamentar, é preciso conscientizar a população de que há um local para levar o animal de estimação que veio a óbito, em vez de enterrar no próprio quintal de casa, em terrenos abandonados ou colocá-lo no lixo comum. O descarte incorreto dessas carcaças pode gerar riscos epidemiológicos, que causam danos ao meio ambiente e podem disseminar doenças.

Para o médico veterinário da Vigilância Sanitária, Leonardo Azambuja Jacarandá, existem muitas deficiências em relação ao assunto. “É uma questão de educação por parte das pessoas, educação sanitária eu diria, além da falta de informação”, mencionou.

Maus tratos e abandono de animais também serão debatidos durante a audiência pública, que deverá contar com a participação de profissionais da área, representantes de entidades que se dedicam à defesa dos animais, representantes do MPE (Ministério Público Estadual), além de outros órgãos de fiscalização.

Outros temas também serão abordados como: castração, campanhas de combate a leishmaniose, criação de um conselho e/ou delegacia especializada em maus tratos dos animais e mudanças na legislação estadual. A audiência acontece nesta terça-feira (26), às 14h, na Assembleia Legislativa.

Nos siga no Google Notícias