ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Aberta votação que vai escolher prefeitos e vereadores em MS

Fabiano Arruda | 07/10/2012 07:57
Eleitores formam fila em frente à escola para votação em Campo Grande. (Foto: Rodrigo Pazinato)
Eleitores formam fila em frente à escola para votação em Campo Grande. (Foto: Rodrigo Pazinato)

Teve início às 8h a votação para escolha de 79 prefeitos e 833 vereadores em Mato Grosso do Sul nas eleições 2012. Os eleitores têm até as 17 horas para votar.

São 1,77 milhão de sul-mato-grossenses que vão às urnas neste domingo. Em Campo Grande são 561,6 mil aptos a votar. As eleições municipais deste ano no Estado contam com 209 candidatos a prefeito no Estado e 6.649 a vereador.

O voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para aqueles que estão com idade entre 16 e 18 anos.

No dia da eleição é permitida a manifestação individual e silenciosa de apoio ao partido ou candidato de sua preferência. Não é permitido utilizar vestuário padronizado, bandeiras, broches nem adesivos que caracterizem manifestação coletiva.

Dentro da cabine de votação, é proibido portar telefone celular, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou quaisquer instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto.

O eleitor que não comparecer a seção de votação terá justificar por meio do formulário RJE (Requerimento de Justificativa Eleitoral), que pode ser entregue e preenchido em qualquer seção eleitoral ou até 60 dias após cada turno de votação pessoalmente nos cartórios eleitorais em qualquer agência dos Correios.

Na maior seção em todo o Estado, a Escola José Maria Hugo Rodrigues, onde votam 6493 eleitores, havia fila de cerca de 150 pessoas antes da abertura do local.

O eleitor pode votar com qualquer documento de identificação com foto, como RG, carteira de identidade funcional, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Carteira de Trabalho e Passaporte. A Justiça Eleitoral recomenda que o cidadão leve o título de eleitor para ajudar a identificar a seção onde vota.

Na urna, o primeiro nome a aparece é do candidato a vereador, com cinco dígitos, seguido pelo o de prefeito e vice-prefeito, com dois números.

É preciso digitar o número em seguida o botão verde para confirmar, laranja para corrigir. Caso o eleitor decida votar em branco, basta selecionar o botão correspondente. Há a opção ainda do voto nulo, desde que tenha digitado os números que não pertençam a nenhum candidato.

Ausência O eleitor que não puder votar pode justificar a ausência nos própios locais de votaão. É possível justificar a ausência quantas vezes forem necessárias, mas deve ficar atento a eventuais revisões no município onde for inscrito.

Quem tiver dúvida sobre o local de votação pode acessar o link.

Em Campo Grande, os candidatos a prefeitos e seus números estão nesta lista.


Já os candidatos a vereador na Capital e seus respectivos números estão no link.

Nos siga no Google Notícias