ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Abertura de Comissão Processante tira até sono de vereador

Kleber Clajus | 08/10/2013 07:49

O vereador Carlos Augusto Borges (PSB), o Carlão, diz ter até perdido o sono antes da abertura de Comissão Processante, pela Câmara Municipal, que pode cassar o prefeito Alcides Bernal (PP). A decisão pode sair nesta terça-feira (8).

“Não estou dormindo, mas pensando. Deus vai mostrar o caminho”, pontua Carlão que declarou votar contra a Processante ou se abster.

“Não é abertura de Comissão Jurídica, mas política. Já votei contra outros dois pedidos e também no que pedia a cassação do Elizeu Dionizio (SDD). Fui eleito para ser vereador, não promotor e juiz”.

Bernal já enfrentou dois outros pedidos de Processante protocolados pelo Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais), que teve parecer contrário por se tratar de pessoa jurídica, e pelo presidente do sindicato, Marcos Tabosa, que apontava que o chefe do Executivo teria se apropriado de R$ 700 mil, referente ao ao imposto sindical e a mensalidade paga pelos servidores municipais. Novamente, a procuradoria negou a abertura, após a Câmara ter recebido ofício do Executivo informando que o valor havia sido depositado em juízo.

Para instaurar o processo, é necessário que 20 dos 29 vereadores sejam favoráveis. O presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar (PMDB), é o único que não vota.

Pedido aprovado – O parecer da Procuradoria Jurídica da Casa de Leis, emitido ontem (7), foi favorável a tramitação do pedido de Processante protocolado no dia 30 de setembro pelos produtores rurais Luiz Pedro Gomes Guimarães e Raimundo Nonato de Carvalho.

“A denúncia preencheu todos os requisitos”, anunciou o coordenador-geral do apoio jurídico, Fernando Miceno Pineiz. “Eles apresentaram os documentos pessoais, comprovaram quitação eleitoral, narraram fatos e apresentaram documentos para sustentar o pedido”, detalhou.

Os produtores rurais acusam Bernal de desrespeitar os incisos sétimo, oitavo e décimo do artigo quarto do decreto 201/67 na contratação emergencial de três empresas. O artigo citado na denúncia elenca justamente as infrações político-administrativas dos prefeitos, sujeitas ao julgamento pela Câmara e sancionadas com a cassação do mandato.

Entre os supostos crimes praticados por Bernal, os denunciantes citam “prática, contra expressa disposição de lei, ato de sua competência ou omitir-se na sua prática; omitir-se ou negligenciar na defesa de bens, rendas, direitos ou interesses do município e proceder de modo incompatível com a dignidade e o decoro do cargo”.

Na visão dos produtores rurais, Bernal não observou esses dispositivos na contratação emergencial da Jagás, Salute e MegaServ. As empresas foram alvos de investigação da CPI do Calote, que acusou a prefeitura de forjar emergência para contratá-las. “O pedido de comissão processante é um desdobramento da CPI, com foco na contratação irregular”, disse o procurador jurídico da Câmara.

Nos siga no Google Notícias