ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Acusado de ameaçar Bernal, Antônio João presta depoimento à Polícia

Carlos Martins | 12/03/2013 08:13

Acusado de ter feito ameaças ao prefeito Alcides Bernal (PP) pelo Facebook, o empresário e presidente regional do PSD, Antônio João Hugo Rodrigues, prestará depoimento à polícia nesta terça-feira,  às 14h15. A informação é do próprio empresário, que é dono do Jornal Correio do Estado.

“Oieeeeeee! Já recebi a intimação, sobre a suposta ameaça de morte. Meu depoimento será amanhã (hoje) à tarde, 14h15, na Rua Hiroshima. Serei atendido pelo dr. Dmitri Erik Palermo”, diz em um post publicado ontem.

O pedido de abertura de inquérito pelo crime de ameaça contra Antônio João foi pedido diretamente pelo prefeito ao diretor-geral da Polícia Civil, Jorge Rasanauskas Neto, na última sexta-feira. Também foi acusado no pólo passivo Jeferson Luiz Martins Mattos por causa de mensagens postadas na página de Antônio João no Facebook.

O post que originou o pedido de abertura de inquérito é o seguinte: “Chávez morreu de câncer. E o Bernal vai viver por muitos anos, a menos que engasgue com uma bala de hortelã. Vamos ter muita diversão ainda”, escreveu Antonio João na rede social, em resposta à declaração do usuário Jeferson, segundo quem: “fim de ditador é morrer a bala!”.

O crime de ameaça está previsto no Art. 147 do Código Penal. Constitui o crime: “ameaçar alguém, por palavra, escrito ou gesto, ou qualquer outro meio simbólico, a ponto de causar-lhe mal injusto e grave”. A pena é de detenção de 1 a 6 meses ou multa.

O advogado Rafael Antônio Scaini, que acompanhou o prefeito na visita ao diretor-geral da Polícia Civil, informou que também entrará com pedido de ações visando indenização. “Ingressaremos provavelmente com pedidos de reparação civil”, disse, sem, no entanto, adiantar qual o valor que será pedido.

Queixa crime - Alcides Bernal também entrou com uma queixa crime contra Antônio João que tramita na 6ª Vara Criminal. A ação é por crime de calúnia embasada em afirmações que o empresário fez também via Facebook sobre a criação de um “mensalinho” na Câmara Municipal de Campo Grande. Segundo a mensagem publicada, Bernal teria proposto dar R$ 10 mil por mês para que vereadores da oposição aceitassem integrar sua base de sustentação na Câmara.

O crime de calúnia está previsto no Art. 138 do Código Penal: “Caluniar alguém, imputando-lhe falsamente fato definido como crime”. A pena é de detenção, de seis meses a dois anos e multa.

Nos siga no Google Notícias