ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Política

Advogado diz que decisão não abala candidato ligado à usina em Sonora

Fabiano Arruda | 06/09/2012 16:37

O advogado Ruy Ottoni Rondon Junior, do candidato à Prefeitura de Sonora, Yuri Valeis, afirmou, nesta quinta-feira, que a decisão judicial que derrubou a liminar que permitiu o lançamento, à revelia do comando do PR, não atrapalha a campanha do republicano.

Agora, o Partido da República vai acionar a Justiça Eleitoral para que o candidato, que é ligado à usina no município, seja cassado.

Segundo o advogado, a questão “é de partido” e está sendo julgada na justiça comum. “O processo não tem nada a ver com a candidatura. O Yuri não é parte”, comentou.

“A liminar foi cassada momentaneamente e o mérito ainda vai ser julgado. O Yuri é candidato, tem certidão do cartório eleitoral que comprova isso. Ele está fazendo campanha”, completou Ottoni, acrescentando que o caso se trata de “briga de partido”.

O Campo Grande News procurou Yuri Valeis para que ele comentasse sobre o assunto. Ele não quis se manifestar sobre a decisão.

Entenda - Conforme o advogado Andrei Menezes Lorenzetto, o diretório municipal do PR obteve liminar para realizar a convenção, em que foi lançada a candidatura própria, contudo, o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) derrubou a decisão ontem. “Com essa cassação da liminar, a convenção é irregular, portanto o registro é nulo”, afirma. A impugnação será apresentada à Justiça Eleitoral.

O setor jurídico também avalia se será solicitada permissão para fazer coligação com outros partidos. O diretório regional do PR pretendia se coligar com o PT e o PMDB. O PR alegou que foi regular o ato que resultou na dissolução da Comissão Provisória Municipal, fundado em infração devidamente estabelecida na lei partidária.

Para a desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges, que cassou a liminar, “o juízo de primeiro grau não decidiu com acerto, tendo em vista estar ausente a prova inequívoca que convença da verossimilhança das alegações”.

Maior empregador - Yuri Valeis é filho do diretor da usina Companhia Agrícola Sonora Estância, Cleiton Jarbas Valeis. A indústria tem cerca de 3 mil funcionários em época de safra, o equivalente a 20% da população da cidade, de 14 mil habitantes.

Numa comparação, a prefeitura de Sonora possui em torno de 600 funcionários públicos. Para o prefeito de Sonora, Zelir Maggioni (PMDB), o Mano, a intenção do grupo ligado à usina é dominar o poder na cidade. Yuri Valeis já chegou a informar que está desligado da usina há um ano.

Nos siga no Google Notícias