ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 29º

Política

Agentes de saúde buscam apoio de vereadores por reajuste

Redação | 04/03/2010 08:15

Os agentes de saúde de Campo Grande, que paralisaram parte da categoria na terça-feira, estão hoje na Câmara pedindo apoio dos vereadores para negociar reajuste salarial com a prefeitura.

Cerca de 100 profissionais estão em frente à Casa neste momento. Os agentes cobram reposição de perdas salariais, que ultrapassam 60%, segundo o sindicato. A categoria reúne 4 mil servidores em Campo Grande.

Os agentes foram convidados por alguns parlamentares, que devem ocupar a tribuna em defesa da categoria.

A Sesau (Secretária Municipal de Saúde Pública) contesta os números divulgados pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública de que 1.200 agentes de saúde teriam aderido à greve.

De acordo com dados da secretaria, apenas 261 servidores, de um total de 1.942 agentes, faltaram ao trabalho ontem.

Hoje, o sindicato estima que 600 estejam paralisados. Cerca de 200 trabalhadores estão em estágio probatório e não podem parar.

De acordo com o coordenador de políticas sindicais, Roney Azambuja, apesar de diminuir o volume de atendimentos, o movimento não paralisou totalmente os serviços executados pelos agentes de saúde, como borrifação de veneno e combate ao mosquito da dengue.

De acordo com o sindicato, outro problema enfrentado pela categoria é a composição do salário dos agentes, que é baseado em produtividade.

"Quando um agente se afasta, por exemplo, com problemas de saúde, ele fica sem receber grande parte do salário", detalhou Roney.

Hoje, segundo ele, o salário de um agente é de R$ 420 e mais E$ 124 de produtividade.

Nos siga no Google Notícias