ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Política

Agentes tributários pedem apoio para agilidade em processo no TJ-MS

Leonardo Rocha | 31/03/2015 17:19
Agentes tributários querem ação da Assembleia para dar celeridade ao processo na Justiça (Foto: Roberto Higa)
Agentes tributários querem ação da Assembleia para dar celeridade ao processo na Justiça (Foto: Roberto Higa)

Os agentes tributários foram novamente a Assembleia Legislativa pedir o apoio dos deputados para que possam pedir celeridade e agilidade no julgamento do processo que proibiu a tramitação do projeto, que muda a nomenclatura da categoria. Eles alegam que o prazo para apreciação do agravo venceu na semana passada, mas não foi avaliado pelo TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul).

“Durante toda a semana passada fizemos esta requisição, o prazo já venceu e quem deve solicitar o andamento do processo é a Assembleia Legislativa, que entrou com um agravo contra a liminar, queremos apenas solicitar celeridade no julgamento, para que o projeto possa voltar a tramitar normalmente”, disse o diretor do Sindate (Sindicato dos Agentes Tributários), Francisco de Assis.

Os agentes voltaram a lotar o plenário da Assembleia Legislativa, na sessão desta terça-feira (31), tendo o apoio do deputado Amarildo Cruz (PT), que prometeu uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça, o desembargador João Maria Lós, para saber como está este processo no Judiciário.

Impasse – O Sindifisco (Sindicato dos Fiscais de Renda do Estado de Mato Grosso do Sul) conseguiu proibir a tramitação do projeto que muda a nomenclatura dos agentes tributários, através de uma liminar concedida pelo desembargador Dorival Renato Pavan, no dia 11 de março. A Assembleia Legislativa e o governo estadual, por meio da PGE (Procuradoria Geral do Estado), recorreram da decisão.

Os fiscais de renda alegam que a mudança de nome aos agentes tributários para: “fiscal de tributos estaduais e mercadorias em trânsito”, tem como intenção buscar no futuro equiparação funcional e salarial entre as categorias. “Eles tentaram fazer uma unificação desde 1999, depois subiram o nível para superior (concursos) e mudaram a grade salarial, agora querem a mesma coisa com a mudança de nome”, disse o presidente do Sindifisco, Cloves Silva.

Já os agentes tributários alegam que esta mudança segue uma tendência nacional e não há intenção de alteração salarial, nem mudanças nas atribuições que já são realizadas neste momento. “Essa mudança é importante, porque começou a nível nacional. Na Federação Nacional do Fisco se discute a busca de uma identidade nacional, então isso está sendo debatido em uma lei orgânica nacional”, esclarece Marco Aurélio Cavalheiro Garcia, presidente do Sindate.

Ação – O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que o executivo iria trabalhar para que houvesse um acordo entre as categorias, já que esta disputa não faz bem para o Estado. “Temos que buscar um diálogo e construir um texto (projeto) que possa contemplar os dois lados, para que não tenha mais esta disputa na Justiça”.

Nos siga no Google Notícias