ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Bernal acusa PMDB de tentar barrar, em Brasília, sua pré-candidatura na Capital

Wendell Reis | 22/11/2011 13:33

O deputado e pré-candidato do PP à Prefeitura de Campo Grande, Alcides Bernal, revelou na manhã desta terça-feira (22) na Assembleia Legislativa que o PMDB tentou “cooptar” o PP nas eleições em 2012, prometendo em troca uma vaga de deputado federal para o partido.

Segundo Bernal, o governador André Puccinelli (PMDB) teria tentado um acordo em Brasília para que o PP desistisse de lançar candidatura em Campo Grande. O deputado explica que o acordo se daria da seguinte forma: Se o deputado federal Edson Giroto (PR) for eleito prefeito, a vaga ficaria para Akira Otsubo (PMDB), que também deve ser candidato à prefeitura em Bataguassu.

Nessa projeção, Sérgio Assis é o próximo suplente. Com problemas no PSB, ele se mudaria para o PP e garantiria a vaga ao partido, que hoje é da base aliada da presidenta Dilma Rousseff (PT). Sobre a possibilidade, o deputado entende que pode “se Deus permitir, ser deputado federal sem a ajuda de Puccinelli”.

Bernal afirma que o projeto de Puccinelli teria o apoio de outros integrantes do PP no Estado, alinhados ao gruypo do governador e do prefeito Nelson Trad (PMDB). Apesar das acusações de tentativas de acordo, ele garante que o partido lhe dará condições de disputa, baseado em um projeto com apoio popular. Bernal também defende o lançamento de maior número de canedidatos para fortalecer o debate na Capital.

Não larga o osso - Apesar de defender o debate de ideias nas eleições, o deputado deve prorrogar a sua permanência no comando do partido, sem eleição. Quando assumiu provisoriamente o partido, o deputado prometeu reestruturar e realizar a eleição até o dia 30 de novembro. Porém, alega que a executiva nacional solicitou que ele prorrogue sua permanência por mais seis meses.

O deputado garante que tem o apoio do partido e vai buscar as condições mínimas para a disputa. Entretanto, ainda enfrenta resistência dentro do próprio PP. O presidente municipal do PP em Campo Grande, Paulo Matos, alega que o deputado não fala sobre o partido com os demais membros. Matos defende debate para definir o candidato e ver se o partido tem reais condições de disputar.

Bernal afirma que o PP está com as contas em dia desde que ele assumiu. Porém, admite que há uma determinação da Justiça Eleitoral para que o fundo partidário seja suspenso por quatro meses, por conta de irregularidades encontradas na prestação em 2008. O prejuízo chegaria a R$ 100 mil nos quatro meses. Segundo o presidente do PP, o partido apresentou a prestação, mas faltaram alguns documentos. A época o partido era presidido por Antônio Cruz, hoje no PMDB. Todavia, caso fique constatado o prejuízo para o partido, Bernal promete um pedido de indenização.

Nos siga no Google Notícias