ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Política

Alex protocola documento pedindo saída de Edil da presidência da Processante

Bruno Chaves e Kleber Clajus | 17/12/2013 13:28
Alex até tentou explicar que o pedido "não foi pessoal" ao cobrar saída de Edil da Processante (Foto: Kleber Clajus)
Alex até tentou explicar que o pedido "não foi pessoal" ao cobrar saída de Edil da Processante (Foto: Kleber Clajus)

O líder do prefeito Alcides Bernal (PP) na Câmara Municipal, vereador Marcos Alex (PT), protocolou documento solicitando a destituição do vereador Edil Albuquerque (PMDB) do cargo de presidente da Comissão Processante que pretende cassar o cargo do chefe do Executivo Municipal.

Alex do PT assina o documento como vereador líder do prefeito mesmo estando em situação delicada, uma vez que é suplente da vereadora Thais Helena (PT), que teve o mandato cassado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e ainda aguarda liminar para suspender os efeitos da decisão.

Enquanto suplente, Alex aguarda definição sobre a decisão do Tribunal. Se Thais Helena conseguir liminar que suspende a cassação, Alex volta a ser vereador ou entra como titular da vaga. Atualmente, Thaís ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social.

No documento, o petista diz que não gostou do fato de Edil ter participado de uma reunião do PMDB cuja orientação foi de cassar o prefeito de Campo Grande.

“Edil fez declarações de que o Bernal seria cassado todo o tempo. Isso nos leva a crer que ele perdeu todo o caráter de magistrado”, disse Alex.

Em resposta, Edil argumentou: “ele é vereador? Ele não tem moral para fazer isso. Se ele é suplente, não tem nada que frequentar a Casa porque não está investido no cargo de vereador”.

Elizeu Dionizio (SDD) criticou a atitude do petista. Ele disse que Alex estaria "jogando para a platéia ao fazer um requerimento sem ter legitimidade, como vereador, para fazê-lo".

Já Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), destacou que o documento não tem validade nenhuma. Edil chegou a questionar se "este prefeito merece essa ira toda", em referência a tentativa de retirá-lo do cargo.

Para o presidente da Casa de Leis, Mario Cesar (PMDB), a situação gera constrangimento "com a ação que o Alex vem causar hoje na Câmara".

Paulo Siufi (PMDB), saiu em defesa de Edil, ressaltando que a reunião, realizada pelo partido ontem (16), "poupou a isenção de Edil".

Já Luiza Ribeiro (PPS) defendeu Alex ao considerar que ele tem direito a "expressar seu posicionamento político, sem que isso signifique afronta".

O próprio Alex chegou a conversar com Edil para justificar que o pedido "não é pessoal", mas em resposta de atitudes e declarações do peemedebista. Já quando questionado sobre a assinatura do documento, o petista fez questão de corrigi-lo com uma caneta e modificar a petição para constar apenas como "cidadão", reapresententando-o ao setor de protocolo da Câmara.

Nos siga no Google Notícias