ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Política

Aliança entre PT e DEM em Dourados vai ser feita o sob risco de anulação

Aline dos Santos | 04/01/2011 11:26
Chapa commurilo candidato a prefeito e vice petista colocou PT em "pé de guerra".
Chapa commurilo candidato a prefeito e vice petista colocou PT em "pé de guerra".

A aliança entre o PT e DEM para a disputa da prefeitura de Dourados, que será formalizada hoje à tarde com registro na justiça eleitoral, corre risco de anulação pela direção nacional do Partido dos Trabalhadores.

Ontem, um recurso, assinado por quatro dirigentes estaduais do PT, chegou à direção do partido em Brasília. De acordo com a assessoria de imprensa da sigla, o recurso será incluído na pauta de votação da Executiva Nacional, formada por 21 membros. A previsão é que a reunião aconteça ainda em janeiro, mas a data está indefinida.

Desta forma, a aliança pode ser legitimada ou desfeita, a mando do comando nacional. Liderada pelo democrata Murilo Zauith, a chapa para Dourados tem a petista Dinaci Razi como vice e o apoio de outros 13 partidos.

Para os que discordam da coligação entre o DEM e o PT, já que os partidos são adversários em âmbito nacional, pesa o fato da direção petista já ter se manifestado contra a aliança.

Segundo o vice-presidente regional do PT, Rubens Alves, trata-se de uma determinação. Já o presidente do partido, Marcus Garcia, frisa que foi somente uma recomendação.

De acordo com Rubens Alves, mesmo com a aliança já registrada no cartório eleitoral, o comando do PT pode por um ponto final na parceria.

Já Garcia defende que a aliança tem o aval de uma resolução da instância máxima do PT.

Segundo ele, o Congresso Nacional do PT definiu em 2008 que o partido, em cidades com menos de 200 mil eleitores, pode fazer alianças com siglas fora da base aliada mediante decisão da direção municipal e a homologação do diretório regional.

A eleição extemporânea será realizada no dia 6 de fevereiro. Também estão na disputa José Araújo (Psol), Genival Antonio Valeretto (PMN) e Geraldo Sales (PSDC).

Nos siga no Google Notícias