ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

André assina criação do Geoparque Bodoquena

Redação | 22/12/2009 06:18

Com o objetivo de tentar receber o título de segundo geoparque oficial das Américas, o governador André Puccinelli (PMDB) formaliza hoje, às 10h, a criação do "Geoparque Bodoquena - Pantanal".

O decreto, que também institui o conselho gestor, será assinado na Governadoria e representa um importante passo na consolidação desta área de preservação.

O geoparque Bodoquena - Pantanal envolve 39.700 quilômetros quadrados da região sudoeste do Estado, onde estão situadas diversas riquezas geológicas, nos territórios de Anastácio, Aquidauana, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caracol, Corumbá, Corumbá, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Ladário, Miranda, Nioaque e Porto Murtinho.

Ao todo, estão inseridos nesta área 54 geossítios, entre grutas, pedreiras, baías, minas, cachoeiras, nascentes e monumentos.

Com o decreto, o governo do Estado passa a ter um aparato legal para que a região seja reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e inserida da "Rede Mundial de Geoparques".

O documento formaliza diversas atividades já consolidadas, tanto nas escalas de preservação e pesquisa, quanto nas áreas de turismo e desenvolvimento.

O Geoparque Bodoquena

Nos siga no Google Notícias