ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Política

André defende reforma tributária para evitar falência de estados e municípios

Nyelder Rodrigues | 24/05/2013 22:55
Governador falou durante seminário de Direito Administrativo e Administração Pública (Foto: Divulgação)
Governador falou durante seminário de Direito Administrativo e Administração Pública (Foto: Divulgação)

O governador André Puccinelli (PMDB) ministrou nesta tarde de sexta-feira (24) uma palestra durante o 3º Seminário Internacional de Direito Administrativo e de Administração Pública, em Brasília (DF).

A palestra foi dada dentro do painel “Organização da Administração Pública na Constituição Federal de 1988: Desafios ao Futuro”. Durante a conversa com o público, André defendeu a redistribuição da arrecadação de tributos para evitar a falências dos estados e municípios.

Ele destacou a concentração da receita que o Governo federal consegue com impostos, em detrimento aos governos estaduais e municipais, mas que em contrapartida passaram a ter mais obrigações.

“A União ficou obesa, está na hora de fazer regime”, afirmou o governador aos estudantes presentes, ao explicar que é preciso uma reforma tributária na arrecadação federal e não apenas no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

Além disso, André explicou que se houver a adoção da alíquota do ICMS interestadual de 4%, Mato Grosso do Sul perderia, citando o caso da Lei Kandir, que do total da desoneração, apenas 9,8% retornam ao Estado como forma de compensação.

“O ICMS representa 90% da minha receita. Em 2013, a provisão [no Orçamento da União] é zero de retorno, de ressarcimento”, contou André, que também enfatizou que a proposta da União não vai aliviar o imposto do cidadão.

Seminário – Organizado pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) e as Escolas de Direito e Administração do IDP, o III Seminário Internacional de Direito Administrativo e Administração Pública tem a proposta de debater a “Gestão Pública – Inovações, Eficiência e Cooperação no Âmbito da Administração Pública”

Durante os dois dias de evento (23 e 24 de maio), o Seminário reúne acadêmicos, grandes nomes do cenário jurídico do Brasil e exterior e autoridades públicas para, juntos, discutirem aspectos práticos e teóricos.

Participaram do painel o senador Pedro Taques, do Mato Grosso, e o ministro do Supremo Tribunal federal (STF), Gilmar Mendes, que foi moderador na palestra. Ao final da explanação de Puccinelli, o ministro ressaltou que o governador apresentou “informações interessantes sobre a organização federativa”.

Nos siga no Google Notícias