ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Política

André discute implantação de empresa agropecuária em MS

Redação | 29/07/2009 11:45

O governador André Puccinelli (PMDB) recebeu hoje, em seu gabinete, diretores da empresa brasileira Oxxor Motors, fabricante e revendedora de veículos movidos a eletricidade. Eles vieram a Campo Grande com interesse em implantar uma filial no Estado, direcionada ao segmento agropecuário.

A intenção do grupo é atender, inicialmente, o segmento agrícola, promovendo a incrementação do maquinário e implementos com tratores e colheitadeiras movidas a eletricidade.

Segundo o diretor-financeiro da Oxxor, Sandro Marcelo Kozikaski, estes veículos são ecologicamente corretos e uma alternativa econômica em momento de crise mundial do petróleo.

"A grande vantagem é que as baterias que movem esses veículos podem ser recarregadas em tomadas comuns, dentro de casa, em postos de gasolina, em shoppings e outros locais onde há fornecimento de energia" explicou.

Atualmente, a empresa Oxxor Motors importa os veículos elétricos da China, mas pretende iniciar a fabricação no Brasil. Entre os modelos há opções de picape, minivan, ônibus, caminhão, triciclo, quadriciclo, compactos e máquinas agrícolas.

No último dia 20, a Oxxor anunciou que iria assinar contrato com a prefeitura de Campo Largo (PR) para a instalação de uma fábrica de veículos utilitários, furgões, caminhonetes e pequenos caminhões. Os investimentos iniciais serão da ordem de U$ 150 milhões, com geração de cinco mil empregos diretos e indiretos, no período de cinco anos.

Segundo o presidente da empresa, João Paulo de Oliveira Mello, a Oxxor é a primeira montadora de carros elétricos puros do mundo, com emissão "zero" de poluentes. Junto com a preocupação com o meio ambiente, também há priorização da linha de produção humana. Ainda conforme o presidente, nas indústrias da Oxxor não são utilizados robôs.

A expectativa da empresa é iniciar a operação da primeira fábrica de carros elétricos do País em março de 2010. Em Campo Largo serão produzidos 10 modelos diferentes de veículos e, em 10 anos, a previsão é produzir 100% das peças no Brasil.

Além dos diretores da empresa, participaram da reunião o prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB), a secretária de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa e o deputado estadual Márcio Fernandes (PSDB).

Nos siga no Google Notícias