ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

André protocola pedido de suspensão das demarcações

Redação | 14/04/2009 14:47

O governador André Puccinelli (PMDB) vai protocolar ainda nesta tarde, no Ministério da Justiça, pedido de suspensão do processo de demarcação de terras indígenas em Mato Grosso do Sul.

A recomendação foi do próprio ministro Tarso Genro, durante reunião nesta tarde, em Brasília, da qual também participaram o ministro das Relações Institucionais, José Múcio, os senadores Valter Pereira (PMDB) e Marisa Serrano (PSDB) e os deputados federais Waldemir Moka (PMDB), Geraldo Resende (PMDB) e Nelson Trad (PMDB).

O ministro também sugeriu a formação de um grupo permanente de trabalho, integrado por assessores dos ministérios da Justiça e das Relações Institucionais, e o deputado Moka representando a bancada federal de Mato Grosso do Sul. O grupo vai se encontrar com regularidade para discutir a questão das demarcações no Estado.

Tarso afirmou ainda que o documento, protocolado nesta tarde pelo governador, com a assinatura de deputados e senadores, deve ser submetido ao MPF (Ministério Público Federal), para evitar futuras conseqüências que possam atrapalhar o processo.

O deputado Waldemir Moka lembrou que a Funai (Fundação Nacional do Índio)não foi coagida a firmar um acordo com parlamentares, representantes do agronegócio e governo do Estado, estabelecendo uma série de condições para a demarcação de reservas indígenas.

O ministro concordou e afirmou que a Funai acabou descumprindo o acordo e reeditando as portarias sob orientação do Ministério Público, por isso, recomendou cautela com as próximas ações para que o processo seja retomado com segurança.

Tanto André Puccinelli quanto o deputado Waldemir Moka consideraram que a reunião desta tarde foi extremamente positiva e apresentou muitos avanços na questão das demarcações.

"Pela primeira vez, desde que começou o conflito, vi boa vontade do governo Federal em resolver este impasse", declarou Moka.

O governador André Puccinelli afirmou que, antes da Funai editar as portarias, deveria resolver questões mais antigas, disputas judiciais em algumas áreas localizadas em Sidrolândia, Dois Irmãos do Buriti, Antônio João e Dourados.

Nos siga no Google Notícias