ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Política

André quer porto no rio PR e retomar porto "dos Santos"

Redação | 04/10/2010 12:20

O plano de investimento do governador reeleito André Puccinelli (PMDB) em infraestrutura inclui a instalação de um porto hidroviário no rio Paraná e a retomada do porto no município de Porto Murtinho.

De acordo com Puccinelli, será construído um entreposto no distrito paulista de Rosana, próximo à divisa com o Estado. "Quero convencer que não façam do lado de São Paulo, mas em Mato Grosso do Sul", afirmou durante entrevista coletiva.

Puccinelli enfatizou que o Estado vai tentar retomar o porto de Porto Murtinho. "Para que não seja porto dos Santos, mas um porto de Santos em Porto Murtinho", afirma. Localizada no litoral paulista, a cidade de Santos tem o principal porto brasileiro.

Já a expressão porto "dos Santos" é referente ao porto de Porto Murtinho, administrado por parentes do ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos (Zeca do PT). Eles assumiram o controle do porto em 2003.

O porto estava inacabado e em 2000 o governo do pestista abriu licitação para conclusão e administração do porto. Com o passar dos anos, o controle de 60% do porto passou as empresas Integrasul e Riopar, que pertencem a parentes de Zeca.

A situação foi denunciada à justiça pelo MPE (Ministério Público Estadual) e em uma ação civil pública. A batalha judicial é travada desde 2006. Há quatro anos, a justiça chegou a anular o contrato, mas a decisão foi revista no TJ/MS (Tribunal de Justiça de mato Grosso do Sul). No ano passado, a ordem do tribunal foi para que o processo retornasse ao início.

Nos siga no Google Notícias