ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

André veta projeto que proíbe cobrança por diploma

Redação | 30/11/2010 08:29

O projeto de lei que proíbe a cobrança pela expedição de diploma e certificados dos cursos de educação superior foi vetado pelo governador André Puccinelli (PMDB). Proposto por Celina Jallad (PMDB), o projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa no último dia 9 de novembro.

No veto, Puccinelli ressalta que a proposta esbarra na competência privativa da União, por tratar de norma geral sobre educação.

Na justificativa, governo estadual informa que o "Conselho Federal de Educação, hoje Conselho Nacional de Educação já proíbe há muito tempo a cobrança de expedição de diploma ou certificado de conclusão de curso".

O veto frisa que o ato proibido é a cobrança de taxa extra pela expedição de diplomas, pois o serviço não é extraordinário para as instituições de ensino não universitárias particulares e deve ser arcado por elas por meio dos recursos obtidos com as mensalidades pagas pelos alunos.

"Portanto, vê-se que a matéria em discussão é de competência da União e já se encontra regulamentada nos termos da legislação federal".

Neste ano, o MEC (Ministério da Educação) manifestou que os custos com o certificado de conclusão de curso estão inclusos nos serviços educacionais prestados pela universidade.

Nos siga no Google Notícias