ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 20º

Política

Antes mesmo de assumir, Bernal já está em crise com os vereadores

Fabiano Arruda | 14/12/2012 10:30
Prefeito eleito Alcides Bernal conversa com vereadores na única visita oficial à Câmara, no dia 6 de novembro. (Foto: Divulgação)
Prefeito eleito Alcides Bernal conversa com vereadores na única visita oficial à Câmara, no dia 6 de novembro. (Foto: Divulgação)

O congelamento do IPTU para 2013, aprovado pela Câmara Municipal, ontem (13), expôs uma crise entre os vereadores e o prefeito eleito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP). Hoje, a rusga teve mais um ingrediente: No Facebook, o progressista acusou os parlamentares de boicote a seu governo que começa em janeiro.

“A maioria dos vereadores que aumentaram seus salários, resolveram diminuír o orçamento de 2013 (preparado pelo prefeito atual), e, muito previsível e provavelmente vão querer engessar e boicotar a nossa futura administração, aprovando emendas que aumentam despesas e reduzem de 30% para 5% a suplementação orçamentária ou condição para bem administrar. Tudo por pura e egoística vontade de impedir uma futura boa administração”, escreveu o prefeito eleito.

“Ele tem que entender que a Câmara é soberana, é um Poder e os Poderes têm de se relacionar. Dá a impressão de que ele pode administrar sem os vereadores”, declarou Airton Saraiva (DEM) sobre a relação com Bernal.

“Eles poderiam rever também as licitações do lixo, do transporte coletivo, da inspeção veicular e da merenda escolar”, retrucou o prefeito eleito.

Embora o legislativo campo-grandense conte com nova disposição a partir do ano que vem, 14 deles compõe o atual quadro e a celeuma gerada pela votação do tributo pode levar prejuízos ao primeiro ano do mandato do progressista.

“O Bernal é um cara que não conversou com ninguém. Ele queria congelar e agora vamos congelar”, disse nesta semana Vanderlei Cabeludo (PMDB) num misto de protesto e retaliação pelo distanciamento de Bernal com a Câmara.

Do lado dos vereadores da base de partidos que ajudaram a eleger Bernal, outras situações na votação chamam atenção. Petistas, por exemplo, como Thais Helena e Marcos Alex, posicionaram-se a favor do reajuste proposto pelo prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) de 5,3%, definindo o índice, que apenas repõe a inflação, como vitória da sociedade.

A postura contraria o que foi pregado pelo candidato do partido na disputa à Prefeitura neste ano, Vander Loubet, outro a defender o congelamento. Por outra leitura, eles estariam tentando mesmo proteger o primeiro ano de mandato do progressista: aumento do tributo para que as receitas municipais não sofressem qualquer risco no início da gestão.

Já outros vereadores “aliados” votaram favorávelmente ao congelamento alegando coerência e porque também pregaram a ideia ao longo do período eleitoral. Athayde Nery (PPS), por exemplo, considera a aprovação da proposta uma vitória aos campo-grandenses após anos de reajustes consecutivos, entretanto, pontua que Bernal preferiu que Bernal não quis assumir o congelamento.

Nesta semana, Airton Saraiva criticou justamente o distanciamento do chefe do Executivo Municipal a partir de 2013 com as questões em discussão que vão influenciar seu primeiro ano de mandato. Até agora, o progressista fez uma visita oficial à Casa, no dia 6 de novembro. “Isso (IPTU) é responsabilidade da administração 2013 e o Bernal diz que não é problema dele?”.

“Não são todos os vereadores, mas um ou outro acreditam que estamos no terceiro turno das eleições 2012”, retrucou o prefeito eleito sobre a situação.

Além da análise do imposto, a discussão sobre o reajuste do salário do prefeito também provocou muita divergência entre o progressista e os parlamentares nos últimos dias. O rendimento atual é de R$ 15,8 mil, praticamente o mesmo valor que os vereadores vão receber a partir do ano que vem.

Bernal já garantiu que não vai pedir aumento. Vereadores consideram impossível não votar a matéria porque, além de considerarem incoerente terem o mesmo salário, a questão está atrelada ao reajuste de servidores municipais que têm salários congelados há anos.

O presidente da Câmara, Paulo Siufi (PMDB), chegou a declarar que o aumento será votado e, caso Bernal, prefira, faça doações do valor. Tudo isso a 17 dias da posse.

Nos siga no Google Notícias