ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Política

Ao deixar CAE, Delcídio diz que foi criado "embrião" de novo pacto federativo

Gabriel Neris | 26/02/2013 18:00
Senador petista Delcídio do Amaral deixa o cargo de presidente da CAE (Foto: Divulgação)
Senador petista Delcídio do Amaral deixa o cargo de presidente da CAE (Foto: Divulgação)

O senador Delcídio do Amaral (PT) transmitiu nesta terça-feira (26) o cargo de presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) para o senador carioca Lindbergh Farias (PT). O parlamentar sul-mato-grossense acredita que a permanência na presidência resultou na criação do embrião do novo pacto federativo.

“Nos últimos dois anos encaminhamos assuntos extremamente importantes para o país, como a unificação das alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), a renegociação das dívidas dos estados, os novos critérios para distribuição dos recursos do FPE (Fundo de Participação dos Estados) e a validação dos incentivos fiscais oferecidos por algumas unidades da federação. São esses temas, transformados em propostas, que tramitarão a partir deste ano no Congresso Nacional, para a construção do novo pacto federativo”, diz Delcídio.

Entre os projetos aprovados no último biênio, o senador exalta a ampliação do rol de empresas aptas a ingressarem no Simples Nacional, a criação do Sistema Único de Assistência Social, o regime de previdência complementar para servidores públicos federais titulares de cargo efetivo, a concessão de aposentadoria especial à pessoa com deficiência filiada ao Regime Geral de Previdência Social e a unificação das alíquotas do ICMS nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior.

“Promovemos 56 audiências públicas, todas sobre temas que interferem diretamente no dia-a-dia das pessoas. Aprovamos 397 deliberações, 60 requerimentos e apreciamos 209 projetos de lei”, completa.

Nos siga no Google Notícias