ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Política

Apesar da ausência de Olarte, lei que equipara plantões é promulgada

Leonardo Rocha e Kleber Clajus | 11/07/2014 13:17
Vereadores promulgam lei que equipara plantões dos odontólogos aos médicos (Foto: Marcelo Calazans)
Vereadores promulgam lei que equipara plantões dos odontólogos aos médicos (Foto: Marcelo Calazans)

O presidente da Câmara Municipal, vereador Mario Cesar (PMDB), promulgou hoje (11), em evento na Câmara Municipal, lei que equipara os valores de plantões e gratificações dos odontólogos aos médicos, em Campo Grande. O prefeito Gilmar Olarte (PP), que havia vetado a proposta, mas depois voltou atrás, tinha confirmado sua presença no local, no entanto em função de outras agendas, não compareceu.

A proposta, de autoria dos vereador Paulo Siufi (PMDB) e Mário César (PMDB), altera os incisos I e II do artigo 6° da lei 6.189. Ela havia sido vetada pelo prefeito no dia 8 de julho, sob a alegação que a iniciativa, que dispõe sobre servidores públicos, é prerrogativa do executivo e não do legislativo.

O vereador Paulo Siufi (PMDB) então entrou em contato com o prefeito, para convencê-lo a mudar de ideia, sendo feliz em sua missão, já que no dia 9 de julho, Olarte voltou atrás e tornou seu veto “sem efeito”, alegando que esta foi uma “determinação técnica e administrativa”. Como ele não compareceu ao evento na Câmara, o vereador Mário César promulgou a lei.

O presidente do CRO (Conselho Regional de Odontologia), Francisco Grilo, ressaltou que este direito conquistado representa recuperação na remuneração, já que tem impacto no salário e até na previdência social, já que o valor dos plantões entra neste cálculo. “São profissionais que geram resultado e conquistaram este direito”, destacou ele.

A presidente do Sindicato dos Cirurgiões Dentistas de Mato Grosso do Sul, Marta Brandão, ressaltou que esta mudança atinge 370 profissionais, e que a busca por estes direitos devem continuar. “A classe precisa estar fortalecida, esta lei dignifica a saúde no Estado, queremos os direitos dos trabalhadores realizados”.

Ela ainda adiantou que valores referentes ao pagamento de feriados, plantões e produtividade serão discutidos e negociados com o Executivo municipal.

A endodontista Lais Degani, que esteve na Câmara, afirmou que este reajuste valoriza o profissional que hoje trabalha em várias frentes de ação na prefeitura atendendo a população.

Nos siga no Google Notícias