ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Política

Apesar de ameaças, vereadores não representam contra colega na Comissão de Ética

Antonio Marques | 04/11/2015 13:23
Apesar de várias ameaças até o momento nenhum vereador representou contra Luiza Ribeiro na Comissão de Ética (Foto: Marcos Erminio)
Apesar de várias ameaças até o momento nenhum vereador representou contra Luiza Ribeiro na Comissão de Ética (Foto: Marcos Erminio)

Apesar de diversas ameaças de alguns vereadores que se sentiram prejudicados depois que o depoimento da vereadora Luiza Ribeiro (PPS) ao MPE (Ministério Público Estadual) vazou à imprensa, até o momento nenhum parlamentar efetivou representação contra a colega na Comissão de Ética da Casa, por quebra de decoro.

Desde a semana posterior ao vazamentos das informações, vários parlamentares usaram a Tribuna da Câmara para questionar a conduta de Luiza Ribeiro, que teria feito declarações, no âmbito da operação Lama Asfáltica, sem provas, apenas no “ouvi dizer”, como reclamou o colega Airton Saraiva (DEM).

Para agravar os fatos, no dia 22, o presidente da Câmara, Flávio César, interrompeu a sessão após a informação que havia dois policiais armadas no Plenário, o que não é permitido pelo Regimento da Casa. O caso foi parar na polícia e virou inquérito, já concluído e encaminhado ao Juizado Especial, que decide sobre crimes de menor potencial.

Na ocasião, a segurança da Casa informou que os policiais militares haviam sido enviados à Câmara, a mando do prefeito Alcides Bernal (PP), para fazer a segurança de Luiza Ribeiro, que negou ter tido contato e solicitado a presença de seguranças. No entanto, com o vazamento das imagens do circuito interno da Câmara, em que mostrou a vereadora cumprimentando e caminhando ao lado dos policiais no estacionamento, a conduta da vereadora voltou a ser questionada.

Na semana passada, os vereadores Paulo Siufi e Carlar Stephanini, ambos do PMDB, também chegaram a declarar que pediriam ao partido providências contra a colega em razão do seu depoimento em que envolvia a legenda e suas lideranças, incluindo aí uma representação na Comissão de Ética.

Até o momento a única providência real foi encaminhada pelo ex-governador André Puccinelli, que pediu para a vereadora se explicar na justiça as declarações concedidas ao MPE. Na sessão de hoje, Siufi cogitou a possibilidade de o PMDB fazer a mesma ação judicial contra Luiza Ribeiro.

Para o vereador Chiquinho Teles (PSD), o caso não deveria ser debatido na Tribuna da Casa, mas no âmbito da justiça. “Se eu me sentisse prejudicado com as declarações da colega eu iria questioná-la judicialmente para provar”, comentou ele.

Na sessão de ontem, Airton Saraiva chegou a declarar à imprensa que o pedido de representação contra a colega Luiza Ribeiro estava nas mãos da Mesa Diretora da Câmara, a qual ele iria cobrar providência. No entanto, um integrante da Mesa disse hoje que não há nenhuma solicitação neste sentido e que o pedido de representação na Comissão de Ética pode ser feito por qualquer parlamentar, sem a necessidade de a iniciativa ser da Mesa.

Ainda hoje, o vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), disse que iria encampar o pedido pelas lideranças partidárias para a conduta da colega seja investigada pela Comissão de Ética. É esperar para ver, pois nos bastidores ninguém aceita ser o carrasco neste caso. Luiza Ribeiro, por sua vez, é quem entrou com representação no MPE por conta do vazamento do seu depoimento que estava em sigilo de justiça.

Nos siga no Google Notícias