ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Política

Apesar de regime aberto, Raul Freixes está em cela, sem direito a sair de dia

Aline dos Santos | 26/08/2013 10:39
Ex-prefeito foi condenado por corrupção.
Ex-prefeito foi condenado por corrupção.

Preso ontem em Campo Grande, Raul Freixes, ex-prefeito de Aquidauana e ex-deputado estadual, permanecerá pelo menos até amanhã no Estabelecimento Penal de Regime Aberto sem direito a sair durante o dia.

O Campo Grande News apurou que só depois de registrada oficialmente a chegada dele, Freixes pode deixar o local de dia para trabalhar e deve retornar à noite para dormir na prisão da Vila Sobrinho. Isso, se a decisão judicial não trouxer ressalvas que o impeçam de sair.

O mandado de prisão contra Freixes foi cumprido na manhã de ontem, quando o ex-prefeito chegava à sua residência, na Capital. O juiz Albino Coimbra Neto, da 2ª Vara de Execução Penal, determinou que a pena seja cumprida em regime aberto.

O ex-prefeito foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão, além da inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública, por desvio de dinheiro enquanto ocupava a prefeitura de Aquidauana.

O Ministério Público moveu ação penal contra o ex-prefeito e outros funcionários da Prefeitura por conta da retirada de R$ 61 mil dos cofres públicos.

Freixes recorreu ao TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), mas o recurso foi negado. De acordo com a assessoria de imprensa da Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), Raul Freixes está numa cela com outros presos, todos com ordem de prisão no regime aberto.

O ex-gestor municipal tem um histórico de condenações judiciais, que acabaram por comprometer suas pretensões políticas. Em 2008, foi condenado por simular pagamento a uma empreiteira e ter efetuado saque de R$ 100 mil em 2000, nove dias antes de sair da Prefeitura.

Ainda em 2008, Freixes desistiu de ser candidato a vice-prefeito em Aquidauana. Em 2009, foi condenado por contratar advogado sem licitação. Em 2010, teve candidatura barrada pela Justiça.

Nos siga no Google Notícias