ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Política

Apesar de prazo de adaptação, lei não garante acesso de cidadão a dados

Wendell Reis | 17/05/2012 16:01
Presidente do Cedampo tentou informações na Abin, mas não teve sucesso (Foto: João Garrigó)
Presidente do Cedampo tentou informações na Abin, mas não teve sucesso (Foto: João Garrigó)

A lei de acesso à informação está em vigor desde ontem (16), após 180 dias para adaptação em todo o País. Porém, ainda é difícil ter acesso a dados que antes eram considerados secretos e o cidadão não tinha alcance. O presidente do Cedampo (Centro de Documentação e Apoio aos Movimentos Populares), Haroldo Borralho, conta que tentou requisitar informações na Abin (Agência Brasileira de Inteligência) e não conseguiu.

Borralho detalha que já fez o cadastro para ter acesso a informações, mas ao digitar a senha cadastrada, recebe a mensagem de que ela “não corresponde”. Ele espera que a situação melhore com os dias e acredita que a dificuldade ocorre por conta do grande número de pessoas interessadas em requisitar dados.

O pedido de Borralho não refere-se a nenhum documento público do executivo, legislativo ou judiciário, mas a informações pessoais. Ele tenta atualizar dados pessoais por conta de um processo movido contra perseguições sofrida no tempo da ditadura.

O presidente do Cedampo acredita que a nova lei vai trazer muitos benefícios para toda a sociedade e ajudará, principalmente, a imprensa e ONGs (Organizações Não Governamentais). Ele entende que a nova lei pode movimentar até o cenário político, visto que muitos candidatos vão querer vasculhar a vida do concorrente.

Haroldo revela que o Cedampo já tentou obter algumas informações importantes, mas sem sucesso. Com a aprovação da lei, o Centro pretende, a exemplo, saber quanto a Capital arrecada com iluminação pública. A informação é negada, segundo Borralho, há sete anos. Outro dado a ser buscado pelo Cedampo é sobre o total de ICMS arrecadado com a energia elétrica em Mato Grosso do Sul.

“Daqui para frente eles vão ser obrigados a informar estes números. As informações são importantes para calcular a tarifa”, explica. Segundo Borralho, a informação sobre iluminação pública é negada pela Enersul, com a alegação de que a obrigação de informar os dados é da prefeitura.

A Lei de Acesso à Informação garante acesso a gastos financeiros e com contratos, bem como acompanhamento de dados gerais de programas, ações, projetos e obras do poder público, bem como autarquias, fundações, empresas públicas e entidades privadas sem fins lucrativos que recebem recursos públicos.

Nos siga no Google Notícias