ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Política

Após anular licitação, Assembleia define quem fará concurso público

Paulo Yafusso | 06/05/2016 15:00
Deputado estadual Zé Teixeira: falha no edital levou Assembleia a anular licitação (Foto: Divulgação Assembleia Legislativa)
Deputado estadual Zé Teixeira: falha no edital levou Assembleia a anular licitação (Foto: Divulgação Assembleia Legislativa)

No mesmo dia em que publicou em seu Diário Oficial a anulação da licitação realizada no dia 1º de abril deste ano, em que saiu vencedora uma empresa do Paraná, a Assembleia Legislativa anunciou a contratação da FCC (Fundação Carlos Chagas) para realizar o primeiro concurso público para preenchimento de vagas no seu quadro.

A justificativa para a anulação da licitação é de que a empresa vencedora, a Oppus Concursos Públicos, apresentou proposta de R$ 79,9 mil, considerada pela comissão do concurso como muito baixa, já que o preço de referência elaborado pela organização do concurso era de R$ 672,9 mil, com base nas propostas de três instituições que atuam nessa área.

Segundo o primeiro secretário da Mesa Diretora da Assembleia, deputado Zé Teixeira, "a proposta vencedora do pregão se mostrou inexequível”. Segundo ele, levantamento feito pela comissão do concurso apontou que, com o valor apresentado pela Oppus, seria impossível a empresa cumprir com as regras do edital, que previa que a vencedora, além de elaborar e aplicar as provas, teria também que cuidar da divulgação, impressão das provas, contatação de auxiliares, fiscais, aplicadores das provas e coordenadores.

A Decisão Administrativa da Mesa Diretora que anulou a licitação foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira e no final da manhã a Assembleia já havia definido que o concurso público de provas e títulos do Legislativo será feito pela FCC, que apresentou a melhor proposta durante a cotação de preços realizada. Foram feitas cotações também com a Fundação Getúlio Vargas e a Cesp/UNB.

A Assembleia explicou que não foi realizada nova licitação, pois a Lei 8.666, de 21 de junho de 1993, que institui as normas para licitações e contratos da administração pública, permite a dispensa de licitação em casos como este. Sobre a anulação do certame em que saiu vencedora a Oppus, a Assembleia explicou que o edital de licitação não definia os preços mínimos aceitáveis.
“Temos que tratar com muita responsabilidade o nosso primeiro concurso público. Em função de um vício insanável que maculou o edital, decidimos anulá-lo e contratar de forma direta uma das melhores instituições do País”, afirmou Zé Teixeira.

Ele disse que todo o processos desse concurso está sendo acompanhado por representantes da OAB/MS (seccional da Ordem dos Advogados do Brasil) e do MPE (Ministério Público Estadual). Ainda não foram divulgados o período de inscrição e a data do concurso.

Nos siga no Google Notícias