ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Política

Após cravar resultado de eleição, IPEMS comemora em festa com amigos

Ludyney Moura e Aline Araújo | 07/11/2014 22:49
Festa comemora resultados nas pesquisas das eleições estaduais.  (Foto: Marcos Ermínio)
Festa comemora resultados nas pesquisas das eleições estaduais. (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de cravar o resultado das eleições para o Governo do Estado, o IPEMS (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul), celebrou nesta sexta-feira (7) o feito, ao som do chamamé. Reuniu colaboradores na sede da Seleta para uma confraternização organizada por amigos do instituto, que antes do resultado das urnas prometeram comemorar em grande estilo caso o IPEMS acertasse os percentuais.

Nesta semana, a empresa teve um motivo extra para o encontro, Recebeu uma moção de congratulação da Assembleia Legislativa pela competência no trabalho. O documento destaca a "seriedade no repasse de informações a população".

“Um grupo de amigos empresários resolveu homenagear o IPEMS, para comemorar. Eles acharam incrível a precisão com que prevemos o resultado. Alguns até ganharam apostas em cima do instituto. Nosso patrimônio é nosso índice de acerto”, diz o diretor da entidade, Lauredir Sandim.

O executivo Luis Hatz, do Banco Safra, é um desses amigos. "Diante de tantos institutos errando, o IPEMS não apenas acertou, como cravou o resultado", reforça.

Um dia antes da divulgação oficial do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), o Campo Grande News publicou uma pesquisa que apontava Reinaldo Azambuja (PSDB) com 10,60 pontos percentuais à frente de Delcídio Amaral (PT). No levantamento, o tucano tinha 55,30 % dos votos e o petista 44,70%.

A totalização feita pela Justiça Eleitoral apontou que a diferença foi de 10,68 pontos percentuais, já que Reinaldo foi eleito com 55,34% dos votos válidos, enquanto Decídio teve 44,66%, praticamente os mesmos números apresentados pela pesquisa no dia anterior.

Nelsinho Trad também esteve na confraternização.(Foto: Marcos Ermínio)
Nelsinho Trad também esteve na confraternização.(Foto: Marcos Ermínio)

Um dos candidatos deste ano, Nelsinho Trad (PMDB) compareceu à homenagem ao Instituto. "O IPEMS traduz a competência para a nossa população. Na minha última reeleição como prefeito, acertou os percentuais de 19 dos 21 vereadores eleitos", lembra.

O secretário-geral da Ordem dos Advogados, Lázaro José Gomes Júnior, atribui mais um sucesso à experiência da empresa. "O Instituto já tem uma história e não acertou só esse resultado. Sempre acerta e os próprios políticios o respeitam", avalia.

Lauredir Sandim explica os motivos que levaram ao resultado. O IPEMS ouviu 961 eleitores sul-mato-grossenses em 33 cidades do Estado.

“Primeiro porque conseguimos captar a oscilação no transcorrer da campanha. Fizemos as entrevistas após os debates. Segundo, porque fizemos a montagem de um plano amostral que contemplou com perfeição o universo do Estado, e terceiro, porque temos auxílio de uma metodologia francesa que nos permite fazer inferências estatísticas, correlacionando variáveis”, explicou.

Após as eleições, o vice-líder do governo na Assembleia, deputado Márcio Fernandes (PTdoB), apresentou uma moção de congratulação ao instituto. “As pesquisas são de grande importância, pois ajudam o eleitor a comparar sua opinião com a de outros grupos e auxiliar o candidato na busca de estratégias políticas. Trata-se de um termômetro de todo o trabalho”, disse o parlamentar no documento.

Lauredir Sandim comemora entre amigos. (Foto: Marcos Ermínio)
Lauredir Sandim comemora entre amigos. (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias