ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Após impasse, PSB fecha aliança com PSDB e indica vice de Geraldo

Arquiteto que integrou primeiro escalão de Murilo Zauith foi escolhido da lista de seis nomes apresentada à cúpula tucana

Helio de Freitas, de Dourados | 01/08/2016 09:05
Rogério Yuri foi indicado para ser vice na chapa de Geraldo Resende (Foto: Divulgação)
Rogério Yuri foi indicado para ser vice na chapa de Geraldo Resende (Foto: Divulgação)

O PSB, partido do prefeito Murilo Zauith, vai mesmo ficar com o PSDB nas eleições deste ano e apoiar a candidatura do deputado federal Geraldo Resende à prefeitura de Dourados, município a 233 km de Campo Grande.

Após o impasse da semana passada, que quase levou a legenda socialista para o palanque do pré-candidato do PMDB, o deputado estadual Renato Câmara, o PSB faz reunião nesta segunda-feira (1º) para referendar o policial civil e arquiteto Rogério Yuri Farias Kintschev como escolhido para ocupar a vaga de vice de Geraldo Resende.

Integrante do grupo político do prefeito Murilo Zauith e diretor-presidente do Imam (Instituto Municipal de Meio Ambiente) até março deste ano, quando deixou o cargo para ficar apto a disputar a eleição, Rogério Yuri estava na lista de seis nomes, encaminhada no início de julho para a cúpula tucana como sugestões para a vice.

Além dele, estavam na lista o ex-vereador e médico Eduardo Marcondes, o vereador Maurício Lemes Soares, o empresário Laércio Pereira, a ex-secretária de Educação Marinisa Mizoguchi e o ex-secretário de Fazenda e atual assessor do governo do Estado, Walter Carneiro Junior.

Como o PSDB demorava para responder se aceitaria um dos indicados para ocupar a vaga de vice de Geraldo, o grupo político de Murilo Zauith chegou a indicar que poderia apoiar outro pré-candidato. O prefeito queria Walter Carneiro Junior como escolhido.

“O Geraldo não quer o Murilo no projeto dele. O Murilo e o PSB vão [para o palanque tucano] se o vice for o Waltinho Carneiro. Acho impossível essa aliança”, afirmou ao Campo Grande News um interlocutor do prefeito, na semana passada.

Mesmo com o impasse, alguns dias antes o deputado estadual e atual secretário de Justiça e Segurança Pública, José Carlos Barbosa (PSB), já tinha declarado apoio à candidatura de Geraldo Resende.

Na segunda-feira passada, os secretários estaduais Eduardo Riedel (Governo) e Sérgio de Paula (Casa Civil) estiveram em Dourados para conversar com Murilo e tenta resolver o impasse, mas a reunião foi rápida e não teve acordo.

Fim do impasse – No fim de semana, no entanto, as conversas foram retomadas e o PSDB teria escolhido Rogério Yuri para ser candidato a vice. Ontem à noite o arquiteto confirmou ter sido informado sobre a decisão dos tucanos e disse que aceita ocupar a vaga.

Assim como o PSDB, a legenda socialista faz convenção na sexta-feira (5), último dia do prazo estabelecido pela lei eleitoral para a oficialização das candidaturas que disputam as eleições de 2 de outubro.

Nos siga no Google Notícias