ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Política

Após mudança, governo estende para 30 anos idade máxima para entrar na PM

Leonardo Rocha | 10/11/2014 09:16
Com alteração, idade máxima para ingressar na PM será de 30 anos (Foto: Marcelo Calazans - Arquivo)
Com alteração, idade máxima para ingressar na PM será de 30 anos (Foto: Marcelo Calazans - Arquivo)

Com alteração na lei estadual de dezembro de 2009, o governo estadual ampliou de 24 para 30 anos, a idade máxima para ingressar nas carreiras de praças e oficiais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Esta já era uma solicitação da classe, que após várias ações na justiça, fez com que o executivo enviasse projeto para Assembleia, tendo o aval dos deputados estaduais.

A mudança na legislação foi publicada hoje (10), no Diário Oficial do Estado, que estabelece idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos para os interessados em concorrer às vagas em concursos para as duas corporações. O comandante da Polícia Militar, Valter Godoy Rojas, havia declarado que esta era a idade mais adequada para entrar nas instituições.

Ele ponderou que a alteração é o resultado de um estudo feito pela PGE (Procuradoria Geral do Estado), citando inclusive, que assim se evita novas ações e demandas na justiça. No projeto, o governo explicou que a mudança segue legislações de outros estados da federação, como também decisões do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e STJ (Superior Tribunal de Justiça).

O presidente da ACS-MS (Associação de Cabos e Soldados de MS), Edmar Soares da Silva, destadou que esta era uma reivindicação antiga da classe, já que no passado a idade era de 30 anos, depois houve um recuo e agora volta ao normal. "Agora fica mais adequado".

Nos siga no Google Notícias