ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Política

Após protesto, Dilma sugere corrupção como crime hediondo e plebiscito

Ângela Kempfer | 24/06/2013 15:51

Pressionada por manifestações em todo País nas últimas semanas, a presidente Dilma Roussef apresentou hoje aos governadores e prefeitos de capitais brasileiras algumas propostas e várias medidas para atender reivindicações apresentadas durante os protestos e acabar de vez com o levante popular nas ruas.

”Meu governo não vai transigir na manutenção da lei e da ordem, coibindo a ação de vândalos e arruaceiros. Reafirmo meu compromisso de ajudá-los. Mas quero repetir principalmente que meu governo está ouvindo as vozes democráticas. É preciso saber escutar a voz das ruas. É preciso que todos, sem exceção, entenda esses sinais com humildade e acerto”, disse de saída.

Ela abriu a reunião há pouco sugerindo 5 pactos e um plebiscito popular para consultar a opinião dos brasileiros sobre a necessidade de uma Constituinte especifica para reforma política “que o País tanto necessita”, justificou.

O primeiro pacto sugerido é pela estabilidade fiscal, pela responsabilidade de quem governa com os gastos públicos.

Depois a presidente pediu a priorização do combate à corrupção de uma forma mais contundente. Nesse caminho, Dilma coloca como iniciativa fundamental a mudança na legislação para que corrupção seja classificada como dolosa e crime hediondo, com punições mais severas.

Ela cobrou dos gestores públicos investimento em transparência. “Todos os poderes devem se esforçar para implantar acesso à informação”, com os portais da transparência efetivamente abertos, com todas as informações sobre a administração, o que segundo a presidente é mais um instrumentos de combate à corrupção.

Outro pacto proposto é acelerar investimentos já contratados em hospitais, Unidades Básicas de Saúde e para ampliar a adesão dos hospitais filantrópicos em projeto que troca dividas pela ampliação nos atendimentos.

Dilma também cobrou incentivo à contratação de médicos e defendeu o desejo do Governo Federal de chamar estrangeiros para trabalhar com exclusividade no SUS. “Sei que vamos enfrentar um forte debate”, lembrou, ao garantir que a proposta não deve ser vista como medida hostil pelos profissionais da Medicina.

“Mas é emergencial, tento em vista grande necessidade de encontrar médicos em números suficientes”, argumentou ao citar números para comprovar que o Brasil é um dos países que menos têm profissionais de fora em exercício, apenas 1,79%, contra mais de 33% na Inglaterra, por exemplo.

Também foi anunciada a ampliação em 12 mil vagas nos cursos de Medicina e 11 mil de residência, até 2017.

Em seguida, a presidente exigiu salto de qualidade do transporte coletivo, a reivindicação que deu origem a todas as manifestações no Brasil.

Dilma quer o compromisso de mais corredores de ônibus e metrôs, além de trens de superfície. “O Governo Federal já desonerou impostos para reduzir o preço do transporte, também desonerou IPI para compra de ônibus, PIs e Cofins da energia e óleo diesel dos ônibus”, citou Dilma para mostrar que agora é a hora de municípios e estados também cortarem tributos para colaborar com um valor ainda mais acessível.

A presidente anunciou R$ 50 bilhões para novos investimentos em obras de mobilidade urbana e a criação do Conselho Nacional do Transporte Público e cobrou o mesmo dos governadores e prefeitos.

O último pacto proposto foi pela Educação. A ideia é destinar 100% dos royalties do petróleo  e 50% do pré-sal para investimentos no setor.

“Nenhuma nação se desenvolve sem educação em tempo integral, creches, cursos técnicos, universidades e bons salários para os educadores”, lembrou.

Nos siga no Google Notícias