ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Política

Vereadores criarão comissão para analisar planilhas da Águas Guariroba

João Humberto | 15/12/2010 18:35

A Câmara de Campo Grande criará uma comissão para analisar os documentos apresentados hoje pela diretoria da empresa Águas Guariroba aos vereadores, em reunião ocorrida pela manhã no plenarinho da Casa de Leis.

Conforme o vereador Alcides Bernal (PP), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, a reunião foi feita a pedido de todos os vereadores, visando esclarecimentos a respeito do reajuste de 8,91% no tarifa dos serviços de água e esgoto em Campo Grande, autorizado recentemente, com validade para janeiro de 2011.

O diretor executivo da Águas Guariroba, José João da Fonseca, e o presidente da Agência de Regulação e Serviços, Marcelo Amaral, foram convocados a justificar o reajuste dos serviços de água e esgoto. A concessionária apresentou documentos como o contrato firmado com a prefeitura para a concessão de água e esgoto e planilhas.

“A partir da análise dos documentos apresentados pela Águas veremos se o aumento realmente é justo ou não”, disse Alcides.

A Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara vai solicitar à presidência da Casa a contratação de um técnico especializado neste assunto para destrinchar detalhes do contrato e planilhas. “Isso deve acontecer o mais rápido possível e até lá os vereadores esperam contar com o bom senso do prefeito Nelsinho”, relatou ao Campo Grande News.

Segundo Alcides, a prefeitura anunciou que o reajuste valeria pelo prazo de dois anos e que a tarifa ficaria congelada nesse período. “O prazo só venceria em setembro do ano que vem. Isso me leva a pensar que o prefeito está cometendo falta grave por conta de não estar cumprindo o que prometeu”, detalhou o progressista, frisando que esse aumento é além da inflação deste ano e refletirá sobre o esgoto, que deve apresentar reajuste de 70%.

Recentemente, quando veio à tona o reajuste, o vereador Paulo Pedra (PDT) apresentou à Casa uma proposta de decreto legislativo sustando a autorização dada pela prefeitura de Campo Grande, com a assinatura dos vereadores Alcides Bernal, Clemêncio Ribeiro (PMDB) e Loester Nunes (PDT).

Pedra também ocupou a tribuna para reclamar que o reajuste não foi discutido com os vereadores. Informou, ainda, sobre a apresentação de requerimento convocando a direção da Águas Guariroba para explicar o aumento.

O pedetista defendeu que o decreto autorizando a alta seja derrubado pela Câmara e disse que o reajuste “exorbita a razoabilidade”. Ele afirmou que quando foi concedido o reajuste anterior, em agosto do ano passado, de 15%, houve a promessa de que não haveria novos aumentos no prazo de dois anos.

Nos siga no Google Notícias