ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Política

Após seis meses de desgaste, Bernal se propõe a “virar a página”

Zemil Rocha e Jéssica Benitez | 04/07/2013 14:55
Bernal tenta romper ciclo de crise conversando com oposicionistas (Foto: Marcos Ermínio)
Bernal tenta romper ciclo de crise conversando com oposicionistas (Foto: Marcos Ermínio)

O prefeito Alcides Bernal (PP) confidenciou hoje a um grupo de vereadores que está disposto a “virar a página” e superar os desgastes que sofreu nestes primeiros seis meses de governo, inclusive com risco de cassação de mandato a partir de investigações abertas na Câmara de Campo Grande, Tribunal de Contas e Ministério Público Estadual. Bernal esteve reunido nesta manhã de quinta-feira (4) com os vereadores Chiquinho Telles (PSD), Airton Saraiva (DEM) e Marcos Alex (PT), seu líder na Câmara, além do secretário de Infraestrutura, Transporte e Habitação, Semy Ferraz.

Segundo Saraiva, um dos participantes da reunião, a proposta de superar o período de sucessivas crises foi feita por ele e prontamente aceita por Bernal. “Eu disse para ele que é preciso virar a página dos últimos seis meses e que tanto o Legislativo quando Executivo precisam avançar o mais rápido possível”, revelou o democrata.
Bernal também teria dito que está disposto a abrir diálogo com todos os vereadores para construir uma agenda positiva para o segundo semestre de 2013. “Olha, essa foi a primeira conversa nesse nível e eu senti que o Bernal está aberto”, informou Saraiva.

Um dos pontos de convergência, segundo Airton Saraiva, foi a proposta do prefeito de preparação do município para a construção de um novo Paço. Esta manhã, a Câmara aprovou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), assinada por quase todos os vereadores, prevendo a construção do Parque dos Poderes Municipal a partir de 2014.

O entusiasmo de Saraiva tem a ver também com a sinalização do prefeito Alcides Bernal de que vai concretizar emendas orçamentárias dele para este ano. Saraiva é um dos vereadores que mais criticaram Bernal na Câmara.
Outro vereador que teve uma atuação bastante crítica quanto a Bernal e travou com ele acusações verbais acirradas é Chiquinho Telles, que chegou a ser o autor da primeira “moção de repúdio” aprovada contra um prefeito na Câmara. Bernal chegou a chamá-lo de “fofoqueiro”. Indagado sobre a conversa, o tom de Chiquinho pareceu mais ameno em relação ao prefeito, economizando comentários. “Só discutimos obras, como a UPA da Moreninha e o viaduto da Coca-cola”, limitou-se a dizer.

Sobrevivência política – Para Airton Saraiva, a mudança de postura de Bernal e dos vereadores a partir do segundo semestre do ano já chega a ser uma questão de sobrevivência política. “Os dois poderes (Executivo e Câmara) precisam mudar de atitude, senão nenhum dos seus integrantes vai conseguir a reeleição”, afirmou o vereador.

O democrata entende que a conversa de hoje com Bernal pode efetivamente representar o “início de um novo relacionamento”. Ressalvou, porém, que é preciso continuar nesse caminho. “Vai funcionar se o Bernal mantiver esse comportamento”, afirmou.

Nos siga no Google Notícias