ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Política

Após sorteio, candidato do PP abre programa eleitoral de TV em MS

Leonardo Rocha | 01/08/2014 12:06
Em reunião TRE-MS fez sorteio sobre primeiro programa eleitoral de TV (Foto: Leonardo Rocha)
Em reunião TRE-MS fez sorteio sobre primeiro programa eleitoral de TV (Foto: Leonardo Rocha)

O TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) fez o sorteio sobre o primeiro programa eleitoral para TV e rádio, em Mato Grosso do Sul, que será realizado no dia 19 de agosto. O candidato ao governo estadual Evander Vendramini (PP) irá abrir a programação, seguido por Delcídio do Amaral (PT), Nelsinho Trad (PMDB), Reinaldo Azambuja (PSDB), Professor Monge (PSTU) e Sidney Melo (PSOL). Não houve alteração no tempo dos candidatos.

Nesta reunião o desembargador João Maria Lós, vice-presidente do TRE-MS e corregedor eleitoral, discutiu aspectos técnicos sobre a veiculação destes programas junto aos representantes dos partidos políticos e das emissoras de televisão e rádio do Estado.

Também foi feito o sorteio para o primeiro programa eleitoral aos cargos de governador, senador, deputado estadual e federal, foi destacado como irão funcionar as inserções dos candidatos ao longo da programação dos veículos.

“Esta reunião teve o caráter preventivo, para dar publicidade e transparência ao programa eleitoral, antes não havia este entendimento e existiam uma série de problemas entre coligações e emissoras”, afirmou o desembargador.

Ele ainda ressaltou que existem dois desembargadores e um juiz responsável por fazer a fiscalização da propaganda eleitoral e que só haverá o posicionamento da justiça (eleitoral) após a veiculação da mensagem. “Não existe censura prévia, só poderá haver manifestação depois, se houver algum pedido de resposta, será feita uma adaptação (programa) para entrar no ar”, apontou.

Sorteio - Para o programa eleitoral dos candidatos ao Senado, ficou primeiro Lucien Rezende (PSOL), Valdemir Cassimiro (PSTU), Ricardo Ayache (PT), Simone Tebet (PMDB), Alcides Bernal (PP) e Antônio João (PSD). Para deputado estadual, inicia com coligação MS Cada Vez Melhor III, seguida por PMDB, PTN, PSOL, PSTU, Coligação Novo Tempo, MS Com a Força de Todos IV, VI e III, depois PP e MS Com a Força de Todos V.

Aos candidatos a deputado federal, o sorteio decidiu a ordem do primeiro dia começando pela coligação MS Com a Força de Todos I, Novo Tempo, MS Cada Vez Melhor I, II, PSTU, PSOL, MS Com a Força de Todos II e PP.

Tempo Como não houve alteração no tempo dos candidatos, a situação permaneceu igual ao que foi publicado no dia 15 de julho pela justiça eleitoral, que tem Delcídio do Amaral (PT) com 6 minutos e 20 segundo, com um total de 171 inserções.

Seguido por Reinaldo Azambuja (PSDB) que terá 4 minutos e 55 segundo, com 133 inserções, Nelsinho Trad (PMDB) ficou com 4 minutos e 18 segundo, e 116 inserções. Depois aparece Evander Vendramini (PP), com 2 minutos e 7 segundos, 57 inserções, Sidney Melo (PSOL), com 1 minuto e 11 segundo, 32 inserções, e professor Monje (PSTU), com 1 minuto e 6 segundos, 31 inserções.

O desembargador informou que existe um pedido do partido PEN para que tenha tempo neste programa eleitoral, mas que esta decisão será do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), só depois poderá existir alguma alteração no tempo dos candidatos e coligações.

Após a definição do sistema, ainda teve uma “sobra” de tempo para inserções, de 30 segundos, no horário disponível para o governo estadual, que foi sorteado para o candidato Professor Monge (PSTU).

O programa eleitoral irá acontecer do dia 19 de agosto a 2 de outubro no rádio e TV, em dois períodos diários de 50 minutos, de segunda à sábado, sendo às segundas, quartas e sextas, para a eleição de Governador (20 minutos), deputado estadual (20 minutos) e senador (10 minutos), às terças, quintas e sábados, para a eleição de Presidente da República (25 minutos) e deputado federal (25 minutos).

Nos siga no Google Notícias