ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Política

Após temor de rebelião, só uma chapa se inscreve para eleição do PT de MS

Zemil Rocha | 12/08/2013 20:32
Acordo entre Delcídio, Zeca e outras correntes garante unidade do PT (Foto: Arquivo)
Acordo entre Delcídio, Zeca e outras correntes garante unidade do PT (Foto: Arquivo)

O acordo do PT resultou hoje na inscrição de chapa única que contempla a participação de todas as correntes internas no Diretório Regional, sem maioria isolada para nenhuma delas. Um acordo inicial em torno do nome do prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, para a presidência estadual do partido, ampliou-se para a composição de todo o Diretório. Nesta segunda-feira, às 20 horas, venceu o prazo para apresentação de chapas para o PED (Processo de Eleições Diretas), cuja votação ocorrerá em novembro.

Havia temor de que alguma corrente não respeitasse o acordo e, rebelando-se, lançasse uma chapa de última hora. “Tudo está caminhando para uma chapa só, mas o seguro morreu de velho. Pode de repente alguém resolver lançar”, afirmou o presidente regional do PT, Marcus Garcia, pouco antes das 20 horas.

Marcus Garcia confirmou que na chapa consensual articulada foi respeitado a atual força de cada corrente. “Todo mundo já sabe seu tamanho”, declarou o presidente. Embora o senador Delcídio do Amaral não tenha maioria apenas considerando a sua corrente, teria feito acordos que garantem essa hegemonia. “Delcidio se articulou internamente e tem maioria”, garantiu.

As duas maiores correntes petistas - “Construindo um Novo Brasil”, de Zeca do PT, e “Movimento PT”, liderada pelo senador Delcídio do Amaral - ficaram com 12 e 10 vagas, respectivamente, de um total de 46. Delcídio, porém, tem também o apoio de correntes menores: a corrente “Partido dos Trabalhadores de Luta e de Massas”, do ex-deputado federal João Grandão, com 3 membros; a “Democracia Socialista”, da vereadora licenciada Thais Helena, com 3 membros; a “Esquerda Popular Socialista”, e do presidente do PT na Capital, Gildo Oliveira, com uma vaga.

Já a corrente “Articulação de Esquerda”, do deputado estadual Pedro Kemp, ficou com 9 vagas; e a “Corrente Independente”, do deputado federal VanderLoubet, com outras 8 vagas.

Quanto à Executiva Regional do PT, composta por 14 dos 46 integrantes do Diretório Regional, além da vaga do presidente, Paulo Duarte, e do líder da bancada na Assembleia Legislativa, as correntes “Construindo um Novo Brasil”, de Zeca, e “Movimento PT”, de Delcídio, ficaram com três vagas cada uma; a “Corrente Independente” e a “Articulação de Esquerda”, com duas cada qual; e as correntes “Partido dos Trabalhadores de Luta e de Massas” e “Democracia Socialista”, com um membro cada uma.

A definição sobre os cargos de vice-presidente, secretários e tesoureiro-geral, segundo o atual presidente do PT regional, Marcus Garcia, só serão definidos em novembro. Indagado se tem interesse em ser o vice-presidente regional, apesar da oposição do ex-governador Zeca do PT, Garcia respondeu: “Não estou atrás disso”.

Instando a se pronunciar em relação ao fato de Zeca ser contra a indicação dele para a vice-presidência regional do PT, Marcus Garcia garantiu que o correligionário está equivocado. “Enquanto ele pensa que quero uma coisa, estou indo para outro lado”, afirmou o dirigente partidário.

 

Nos siga no Google Notícias