ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Política

Aprovação da PEC do "Voto Aberto" é comemorado por Fábio Trad

Helton Verão | 26/06/2013 18:47
Fábio já havia feito discursos no ano passado pedindo apoio da bancada de MS na aprovação (Foto: Arquivo)
Fábio já havia feito discursos no ano passado pedindo apoio da bancada de MS na aprovação (Foto: Arquivo)

O deputado federal Fábio Trad (PMDB/MS) divulgou em nota que comemorou a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional que institui a votação aberta para os casos de perda de mandato parlamentar. A votação aconteceu na tarde desta quarta-feira (26) na Comissão de Constituição e Justiça(CCJ).

“Um passo importante na direção da reconciliação do Parlamento com a sociedade”, comentou Trad.

Agora que já foi aprovada pelo Senado, será encaminhada a uma comissão especial de deputados, antes de seguir ao plenário. “Como esta é uma posição unânime das lideranças partidárias é possível que o plenário delibere sobre esta PEC antes do recesso parlamentar”, prevê o parlamentar sul-mato-grossense.

Ainda irão continuar secretas votações como a análise de vetos presidenciais e as indicações para tribunais superiores, representantes diplomáticos e diretores de agências reguladoras.

O parlamentar lembra que o voto aberto, depois de aprovado pelo Congresso Nacional, será necessariamente, adotado pelas câmaras municipais e assembleias legislativas, ampliando a transparência ao âmbito dos parlamentos municipal e estadual.

Ele contesta o argumento de que de que o voto secreto assegura a independência do Parlamentar ao protegê-lo de pressões ou de vinganças.

Fábio já havia feito alguns discursos criticando a demora na votação desta emenda que tramita na Casa desde julho do ano passado, depois de ser aprovada no Senado.

Segundo Trad, o voto secreto em um estado democrático contraria a própria representação popular e impede o diálogo entre eleitor e eleito na sua plenitude.

Nos siga no Google Notícias