ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Política

Aprovado em primeira discussão projeto que obriga exame em recém-nascidos

Edmir Conceição* | 21/09/2011 14:59

Obrigatoriedade do exame é importante porque o procedimento auxilia na reanimação neonatal e facilita diagnóstico de doença cardíaca, segundo deputado

Deputadom estadual Márcio Fernandes (PTdoB). (Foto: Divulgação)
Deputadom estadual Márcio Fernandes (PTdoB). (Foto: Divulgação)

Os deputados estaduais aprovaram nesta quarta-feira (21/9), em primeira discussão, projeto de Lei que torna obrigatória a realização de exame de oximetria de pulso em recém-nascidos. A proposição é de autoria do deputado estadual Marcio Fernandes (PTdoB), vice-líder do governo.

Segundo o deputado, a obrigatoriedade do exame é importante porque o procedimento auxilia na reanimação neonatal e facilita diagnóstico de doença cardíaca.

Conforme a proposição, o exame deverá ser realizado ainda na sala de parto. A obrigatoriedade de realização da oximetria de pulso abrange todos os recém-nascidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), por planos de saúde ou mesmo paciente particular.

Marcio Fernandes reforça que o Estado de Mato Grosso do Sul somente arcará com os custos do exame dos recém-nascidos pelo SUS. O projeto também prevê que o Poder Executivo estadual fica autorizado a celebrar convênios com o Ministério da Saúde e a abrir crédito adicional suplementar ao orçamento anual para garantir a execução da Lei.

Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), de 6 a 8 em cada 1.000 crianças nascidas vivas apresentam algum tipo de cardiopatia congênita, necessitando de cuidados médicos específicos.

Para se tornar Lei, o projeto em tramitação na Assembleia Legislativa precisa ser aprovado em segunda discussão, além de sancionado, promulgado e publicado na imprensa oficial.

(*) Com informações da assessoria de imprensa

Nos siga no Google Notícias